Como votaram os candidatos na eleição extemporânea em Ipatinga

Para Nardyello, ação judicial tentou desestabilizar votação

Wôlmer Ezequiel

Nardyello comentou sobre a ação impetrada contra sua candidatura pelo PT

Acompanhado dos seis filhos e de sua esposa, Aline Castro Rocha, o
candidato a prefeito Nardyello Rocha (MDB) compareceu à sua seção de votação localizada na Escola Estatual Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha, no bairro Horto, pouco antes das 11h30 deste domingo (3). O candidato afirmou que estava tranquilo e com a sensação de dever cumprido.

Para Nardyello, mesmo com um tempo menor, a campanha foi bem realizada. “Nós ficamos ansiosos quando não temos esta sensação de dever cumprido. Eu cumpri o meu papel como candidato, acolhendo o eleitor, levando as propostas para o município de Ipatinga. O trabalho foi realizado diuturnamente”, destaca Nardyello.

No momento da votação, Nardyello recordou sua origem ipatinguense e as prioridades para a cidade. “Estou votando no bairro em que eu fui criado e na escola que eu estudei. Teremos prioridades no campo da saúde, geração de emprego e educação. Estes três pilares têm que ser prioridade para o momento”, afirma Nardyello.

Impugnação

Foi protocolado no sábado (2), pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pela candidata Lene Teixeira, um pedido de cassação da candidatura de Nardyello por abuso de poder político e de autoridade. No pedido foram acusados seis réus, além de Nardyello: Célio Aleixo, o candidato a vice-prefeito da chapa; a coligação “Unidos por Ipatinga”; Edízio Simplício Neto, vice-presidente da Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI); Amantino Alves da Silva, presidente do Encontro dos Futebolistas Amigos e Veteranos de Ipatinga (Enfavi); o ex-prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão e o deputado federal, Leonardo Quintão (MDB).

A ação foi impetrada, entre outras justificativas, devido a participação de Nardyello em eventos públicos no período eleitoral, conduta vedada pela lei eleitoral.

Questionado acerca do pedido, Nardyello Rocha afirmou que essa foi mais uma tentativa de desestabilizar sua a campanha, à véspera da abertura das urnas. “O partido já fez isto em outras oportunidades e fez neste pleito novamente. E eles erraram quando acusaram a Associação dos Aposentados. Foi muito mais. Várias associações, agremiações e a população de Ipatinga nos apoiaram, portanto eles deviam ter entrado com uma ação contra todas as entidades e contra o povo também. Eles quiseram causar instabilidade para a votação de hoje, eles não estão preocupados com o município. Estou muito tranquilo quanto a isso”, pontua Nardyello.

Wôlmer Ezequiel

Daniel Cristiano foi votar na Escola Estadual Amaro Lanari, no bairro Ideal

Antes de votar, Daniel Cristiano
defendeu direito dos trabalhadores

O candidato do PCB, Daniel Cristiano, compareceu à Escola Estadual Amaro Lanari, no bairro Ideal, para registrar seu voto. Ele demonstrou confiança que conseguiria a vitória. Afirmou que sua chapa fez uma campanha que priorizou o diálogo com as pessoas e anunciava mudanças. “Nós temos um plano de governo, nós debatemos com a sociedade. Demos ressonância à voz da população”, ressaltou.

Daniel Cristiano também apontou o que considera essencial em Ipatinga e que não pode ser esquecido ao longo desses anos. “Eu penso que a classe trabalhadora está sendo deixada de lado em todos os âmbitos, tanto nacional como municipal. E é preciso resgatar os direitos dos trabalhadores”, afirma. Daniel ficou em segundo lugar na disputa.

“O cidadão vai escolher o melhor para a cidade”

Gizelle Ferreira

Lene Teixeira ficou em quinto lugar na disputa eleitoral

A candidata Lene Teixeira (PT), votou por volta das 10h, na Escola Municipal Artur Bernardes, no bairro Canaã. A candidata, que é vereadora no seu quarto mandato, disse ao votar que estava confiante em seu desempenho nas urnas, pois tinha o entendimento segundo o qual o cidadão escolheria o melhor para a gestão da cidade, que precisa retomar o desenvolvimento.

A respeito de sua decisão de pedir a impugnação da candidatura de Nardyello Rocha (MDB), a candidata explicou que a justificativa do pedido é o uso da máquina pública e do cargo na campanha, da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga, e participação em eventos, o que configuraria conduta vedada pela legislação. “Temos pelo país, prefeitos eleitos que foram cassados por isso. Não podíamos deixar que o abuso e a afronta ocorressem e que isso pudesse passar despercebido como se não houvesse quem, na cidade, entendesse da Legislação Eleitoral e do respeito ao voto do cidadão”, concluiu. Lene ficou na última colocação, na contagem dos votos.

Gizelle Ferreira

Sávio Tarso ficou em quarto lugar na votação

“Temos condições de ficar em
segundo lugar”, diz Sávio

O candidato Sávio Tarso (PDT) votou por volta das 9h na Escola Estadual Carlos Drummond Andrade, no bairro Ideal. Em entrevista à imprensa logo após a votação, Sávio criticou as recentes pesquisas divulgadas em que ele aparecia em último lugar nas intenções de voto. O candidato tratou o assunto com ironia. “Nós também temos pesquisa e nos aparecemos empatados em segundo lugar”. No resultado da apuração dos votos, entretanto, o candidato acabou em penúltima colocação.

“O povo quer renovação e acredito na vitória”

Gizelle Ferreira

Wanderson Gandra, terceiro colocado na votação Wanderson Gandra, terceiro colocado na votação

O candidato Wanderson Gandra (PSC) apareceu para votar acompanhado de vários apoiadores de campanha, além do vice e afirmou que teve boa aceitação do eleitorado, com sua proposta de renovação. “O povo quer renovação e acredito na vitória. Tivemos muitos obstáculos, enfrentamentos e perseguições, mas estamos firmes”, resumiu o candidato que cumpre primeiro mandato como vereador e ficou na terceira colocação, no resultado oficial da votação.

Mais:
Resultado do TSE confirma vitória de Nardyello Rocha
Eleitores ipatinguenses esperam mudança e estabilidade política após eleição
Educação política a partir da infância
Com 79 anos, aposentado faz questão de votar


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar