Pedro Cine Fotos
Vale do Aço

Conselheiros de Saúde tomam posse em Fabriciano

Por: Diário do Aço 04/04/2018 16:32
Divulgação

Ao todo foram empossados 20 conselheiros durante a Conferência de Saúde

A Secretaria de Governança da Saúde de Coronel Fabriciano realizou a posse dos conselheiros municipais de saúde. Pela Constituição Federal, para compor o conselho é necessário que 50% dos conselheiros sejam usuários do sistema único de saúde, 25% prestadores público e privado, e gestores. A posse ocorreu no dia 3 de abril.

O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, informou que a saúde pública só pode realizar ações e efetuar qualquer mudança com a aprovação do Conselho. “Ano passado tivemos a aprovação da UPA, Corujão da Saúde, protocolos clínicos de atendimentos, exames, ações de construções de UBS. Todas as mudanças são feitas com o Conselho”, explicou.

Ao todo, 20 conselheiros foram empossados. A escolha foi feita durante a Conferência Municipal de Saúde realizada ano passado. Foram duas chapas inscritas; uma impugnada por não apresentar os critérios estabelecidos pela lei, pois a composição era feita somente de usuários, excluindo representantes do governo e prestadores.
A outra venceu por aclamação.

Para o prefeito, Marcos Vinícius, “a saúde avançou na cidade e é inegável a participação do conselho”. “A gente tem um diferencial dentro da gestão de transparência e responsabilidade com os conselheiros participando das ações”, disse.



Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br