Pedro Cine Fotos
Vale do Aço

Contadores participam de campanha do FIA

Por: Diário do Aço 13/04/2018 17:32
Divulgação

O encontro teve como objetivo apresentar os projetos investidos em 2017 e reforçar a parceria com os contadores

A Secretaria de Governança de Assistência Social de Coronel Fabriciano promoveu um café com contadores do município para abordar o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA). O encontro teve como objetivo apresentar os projetos investidos em 2017, a forma de pleitear recursos para esses projetos, o saldo orçado para o desenvolvimento das ações de 2018 e reforçar a parceria com os contadores.

Além dos profissionais da área contábil, participaram autoridades locais, representantes de entidades e do legislativo. Atualmente, nove entidades cadastradas no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) são beneficiadas diretamente pelos recursos em Coronel Fabriciano, contemplando cerca de 500 pessoas.

No ano de 2017 a Assistência Social recebeu cerca de R$ 200 mil para investir em projetos para crianças, adolescentes. “Atender essas entidades para nós é muito gratificante, porque significa crianças e adolescentes fora da rua, famílias sendo protegidas e atendidas na tarefa do desenvolvimento infantil, empregabilidades para profissionais da área social que estão hoje realizando projetos sociais dentro da cidade e fortalecimento das entidades sociais na prestação de serviços na área da saúde, educação, cultura, lazer e da própria Assistência Social. Esperamos poder atender mais entidades este ano,” afirma a secretária de Governança de Assistência Social, Patrícia Dias.

FIA

O FIA é um fundo público que tem como objetivo financiar projetos que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Os recursos são aplicados exclusivamente nesta área com monitoramento do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).

O contribuinte pode decidir se destina a verba para o bolo de arrecadação do Governo Federal ou deixar no município para serem aplicados diretamente em projetos para crianças, adolescentes e idosos; podendo o contribuinte fiscalizar e acompanhar de perto os trabalhos das instituições onde seu Imposto de Renda está sendo investido. As pessoas físicas podem participar fazendo a doação de 3% até 30 de abril no ato da entrega da declaração completa. O ano base da receita federal ainda é o ano de 2017, os fundos podem captar dentro deste ano até 3%.



Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br