Controle e coleta de dados na Assistência Social passa a utilizar plataforma digital em Ipatinga

Secom PMI

Servidores são capacitados para a versão online do prontuário do Sistema Único de Assistência Social

O município de Ipatinga realiza este ano a implementação do software Gesuas, um sistema de gestão virtual que efetiva a versão online do prontuário do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), possibilitando um atendimento mais eficiente à população. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) inicia, no dia 15 de fevereiro, a utilização do sistema em suas atividades cadastrais.

Para operacionalizar o atendimento, na quarta-feira (31) houve uma capacitação para assistentes sociais, gestores, diretores e coordenadores de serviços e assistentes sociais dos departamentos da SMAS. O curso aconteceu nas dependências da Estação Qualifica, no Centro.

Nesta quinta-feira (1) foi a vez dos técnicos de nível superior do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) receberem as mesmas informações.
A aquisição do software é considerada um marco para o município, especialmente pela modernização e maior segurança da gestão administrativa da Secretaria de Assistência Social, informa a administração municipal.

O treinamento é ministrado por Igor Guadalupe Coelho, diretor Executivo da empresa responsável pelo software. Segundo ele, “nosso principal objetivo é levar excelência na gestão do SUAS para os municípios que utilizam o sistema. Na perspectiva da gestão, os coordenadores passam a ter todas as informações do sistema de forma integrada e em um único lugar.

Então, o gestor, de sua própria sala, vai conseguir ter uma noção de como está o funcionamento em todos os equipamentos da rede socioassistencial aqui do município. Um exemplo é saber como está o volume de atendimento no CRAS, CREAS, entre outros. Todas as informações estão disponíveis no sistema de forma centralizada e até territorialista, o que vai facilitar o trabalho da Vigilância Socioassistencial”, detalhou.

Gestão em tempo real
O secretário da Assistência Social José Osmir de Castro, avalia que o software promoverá uma maior integração entre os equipamentos socioassistenciais de Ipatinga. “O atendimento será melhorado, vai haver um acompanhamento maior daquele que está sendo acolhido, porque se ele foi atendido em outro Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) o técnico poderá encontrar os dados no sistema e dar continuidade ao atendimento no local que a pessoa está naquele momento.

Além disso, permite-se ao gestor o monitoramento em tempo real das atividades e ações realizadas nos equipamentos como CREAS, CRAS, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e demais unidades ligadas à assistência social”, explicou.

O sistema também facilita a construção do Registro Mensal de Atendimento (RMA), que é gerado em segundos. Os técnicos não precisarão realizar contagens manuais de atendimentos realizados. Ou seja, a equipe poderá ter foco total nos atendidos. Os dados serão armazenados online. Trata-se de uma rede centralizada, em nível nacional, segura e sigilosa, acrescentam os técnicos.


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