Corpo de Bombeiros eleva unidade de Ipatinga para 11º Batalhão

Wôlmer Ezequiel

Comandante geral da corporação, coronel Cláudio Roberto afirmou a importância estratégica da unidade de Ipatinga para Minas

Com a presença de autoridades policiais, políticas e de diversas entidades da sociedade civil organizada, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) elevou a 3ª Cia. Independente de Corpo de Bombeiros Militar para 11º Batalhão da corporação. Na prática, a elevação da unidade possibilita a solicitação de mais recursos humanos e de equipamentos para a estrutura da unidade de Ipatinga, que atende 85 municípios da região, segundo o comandante do 11º Batalhão, major BM Alexsandro Nunes.

“Nós chegamos ao topo máximo da hierarquia das unidades do Corpo de Bombeiros. Com isso, criamos a condição de receber 500 homens aqui na região, além de ter argumentos junto à corporação e Estado para reivindicar mais recursos”, pontua o comandante.

Segundo o comandante do batalhão, esta elevação irá causar, gradualmente, um impacto positivo tanto no serviço prestado pelos Bombeiros na região. “Iremos continuar atendendo a mesma área de abrangência. A nossa unidade foi a terceira a receber mais ocorrências em todo o estado, devido à densidade demográfica, alto fluxo de veículos, ser uma região rica em mananciais, e tudo isso demanda o trabalho efetivo dos Bombeiros. Com o aumento do efetivo, poderemos atender estas demandas de modo mais eficiente e com melhor qualidade”, destaca o major Nunes.

Wôlmer Ezequiel

Comandante do batalhão, major Nunes, destacou a possibilidade de aumento do efetivo

Outros pontos como oportunidades de vagas para a carreira de Bombeiros na região também ficam mais viáveis com a elevação da unidade. “É um estímulo para que os jovens da região possam ingressar na carreira. Atualmente, o quadro de efetivo do batalhão possui 368 bombeiros, a intenção é chegar próximo aos 500, com os concursos futuros. Ou seja, uma geração de mais de 100 postos nos próximos anos. Além disso, estes novos bombeiros que virão pra região também auxiliarão na movimentação da economia local”, avalia o major Nunes.

A cerimônia da elevação da unidade de Ipatinga foi realizada na sede dos bombeiros na tarde de quinta-feira (19) e contou com a presença do comandante do 5º Comando Operacional, coronel BM Silvane Giviziez e do comandante geral do CBMMG, coronel BM Cláudio Roberto de Souza.

O comandante geral destacou a posição estratégica do Vale do Aço e da necessidade de fortalecimento da corporação na região. “A nossa intenção é intensificar a presença do Corpo de Bombeiros nas principais regiões do estado de Minas. Era um projeto antigo e nós conseguimos viabilizar junto ao Estado. Estamos realizando o sonho de implantar o batalhão, que irá elevar a nossa capacidade operacional nestes 85 municípios”, afirma o coronel Cláudio.


Corpo de Bombeiros eleva unidade de Ipatinga para 11º Batalhão

MAIS FOTOS
Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar