Dia do Doador de Sangue: a importância da ação para salvar vidas

Tiago Araújo

Monise Fonseca destacou que o Hospital Municipal de Ipatinga possui uma demanda de 110 bolsas de sangue por mês, aproximadamente

Considerado vital para os seres humanos, o sangue é responsável por transportar nutrientes essenciais para todos os tecidos e órgãos do corpo humano. Com isso, aqueles que perdem sangue por causa de alguma doença ou acidente ficam dependentes da doação de outras pessoas para continuar vivendo. Para enaltecer os que praticam esse ato, nesse domingo (25) celebra-se o Dia Nacional do Doador de Sangue.

Em entrevista ao Diário do Aço, a farmacêutica da Agência Transfusional de Sangue do Hospital Municipal de Ipatinga, Monise Fonseca, explicou a importância de as pessoas estarem, frequentemente, repondo o estoque de sangue. “Diariamente temos vários hospitais necessitando de sangue, que é insubstituível. Atualmente, aqui no Hospital Municipal nós utilizamos uma média de 110 bolsas de sangue por mês e, infelizmente, não conseguimos levar esse mesmo número de pessoas aptas a fazerem doação. A gente repõe apenas um terço do volume que é utilizado”, destacou.

Falta de hemocentro

Conforme a farmacêutica, os interessados em doar sangue para a rede pública de saúde precisam se deslocar até Governador Valadares para fazer a doação, porque em Ipatinga ainda não existe um hemocentro. “Se nós tivéssemos um hemocentro na cidade, com certeza seria mais fácil fazer essa captação de sangue. Mas enquanto isso não ocorre, a doação é realizada no hemocentro de Governador Valadares.

Toda quinta-feira temos um carro que sai daqui do Hospital Municipal, às 7h, e leva os doadores até a Fundação Hemominas em Governador Valadares. A prefeitura oferece o transporte, lanche e almoço. E o doador recebe um documento para que possa justificar sua falta no serviço ou escola”, afirmou.

Três vidas

Monise Fonseca também explicou que em uma doação de sangue é possível produzir uma bolsa de hemácias, plaquetas e plasma. “Então uma doação pode salvar até três vidas. E é retirado 450 miligramas de sangue do doador, mas esse volume é reposto pelo próprio organismo, em até 24 horas. Então para quem doa, não faz falta nenhuma, e para quem recebe, já faz uma diferença enorme em sua vida”, salientou.

Interessados

Conforme a farmacêutica, o interessado em doar sangue deve ligar para a agência transfusional do Hospital Municipal, por meio do telefone 3828-5637. “Nesse canal de comunicação, a gente realiza o cadastro, esclarece dúvidas e oferece todas as informações necessárias para a pessoa que quer contribuir”, concluiu.

Tiago Araújo


YouTube


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar