28 Congresso
Vale do Aço

Dia Municipal da Prevenção das Doenças Renais é lei em Ipatinga

Por: Diário do Aço 13/04/2018 17:32
Divulgação

Vereador Rogerinho com membros da Apirva e o médico Daniel Calazans

Instituído em Ipatinga por meio de lei, o Dia Municipal de Prevenção das Doenças Renais é considerado um avanço na conscientização sobre essa enfermidade. De autoria do vereador Rogério Antônio Bento, Rogerinho (PSL), a lei foi uma reivindicação dos portadores de doenças renais do município. “Incluir a data no calendário oficial, ajuda a trazer um alerta a população sobre a necessidade de se cuidar da saúde, começando pelos rins”, disse Rogerinho.

O presidente da Sociedade Mineira de Nefrologia, Daniel Calazans, comemorou a lei. “Ter uma data no calendário oficial do município é muito importante porque iremos propor ações educativas que chamem a atenção para a doença renal que é silenciosa, não dói e muitas vezes quando é identificada, já é tarde. Por isso mesmo, conscientizar a população é tão importante”, disse. O médico é coordenador do Centro de Terapia Renal Substitutiva do Hospital Márcio Cunha (HMC).

No município, há uma importante associação de portadores de insuficiência renal do Vale do Aço, a Apirva. “Desde a sua criação, venho participado efetivamente dos trabalhos da associação, a fim de ajudar por reconhecer a importância do trabalho desenvolvido”, finalizou Rogerinho.



Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br