Empresariado do Cariru aponta demandas do bairro e desafios

Divulgação

Ronaldo da Sede Seguros recebeu a equipe da Aciapi-CDL durante a ação Fernando Lopes:

A equipe da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga realizou ação no bairro Cariru, em continuidade ao programa Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado.

Entre os dias 24 e 28 de setembro, a equipe das entidades visitou 83 estabelecimentos comerciais de mais de 30 segmentos. O Cariru apresenta um comércio diversificado e forte nos segmentos de saúde.

Nas visitas foi realizada pesquisa qualiquantitativa para identificar as demandas de cada empresário e os problemas da região. Foram feitas duas perguntas: 1 – Enquanto empresário, quais são os seus maiores desafios? 2 – E no bairro, quais são os maiores problemas?

O principal desafio enfrentado pelo empresariado estabelecido no bairro Cariru indicado na pesquisa foi a alta tributação. Ao todo, 28,91% dos empresários entrevistados apontaram a carga tributária como um problema. Outros desafios indicados pelo empresariado do Cariru foram: crise econômica e captação de clientes.

Os dois principais problemas relatados pelos empresários participantes da pesquisa foram: falhas na segurança pública e limpeza urbana. A insegurança foi apontada como problema na região por mais de 44,57% dos entrevistados, em especial, dos empresários estabelecidos nas proximidades das avenidas Japão e Kiyoshi Tsunawaki.

O programa Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado já passou pelos bairros Canaã, Horto, Cidade Nobre, Bom Retiro, Iguaçu, além do Centro de Ipatinga. O Cariru é o sétimo polo comercial a receber a ação das entidades.

Específicos

O presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, destaca que o programa é fundamental para conhecer a realidade da classe empresarial situada em diferentes regiões da cidade. “Percebemos que em cada bairro, cada polo comercial há suas especificidades. Assim ocorre no Cariru, que possui características deste bairro. Com estas visitas, o nosso objetivo é levar os serviços que a Aciapi-CDL fornecem aos associados e buscar soluções junto aos órgãos competentes para os problemas apresentados a nós”, detalha Cláudio.

Para o presidente da CDL de Ipatinga, José Carlos de Alvarenga, a ação tem realizado importante trabalho por onde passa. “Temos sensibilizados os empreendedores a respeito da união da nossa classe. É com o associativismo que teremos mais força. Deste modo, temos uma boa representatividade no momento de cobrar as demandas que nos passadas perante o poder público, como a necessidade de melhorias de infraestrutura ou policiamento mais ostensivo em determinada região, por exemplo”, salienta José Carlos.
Autoridades recebem o levantamento

Protocolo

Como foi feito nas ações anteriores do programa, o diagnóstico do bairro Cariru foi protocolado junto às autoridades municipais. Assim, as entidades estreitam a parceria com o Poder Público e fornecem informações que podem auxiliar no direcionamento destes órgãos.

Foram enviadas cartas para o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha; secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Gilmar Luciano Alves; presidente da Câmara de Ipatinga, Jadson Heleno (SD) e demais vereadores, além do comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, ten. cel. Juliano Fábio Lemos Dias.
PM reitera compromisso com comunidade do Cariru

Em resposta à pesquisa da Aciapi-CDL, o 14º Batalhão de Polícia Militar informa que “tem implementado estratégias preventivas específicas para a realidade da localidade”.

“Como resultados destas estratégias, consultando o sistema de registros de Eventos de Defesa Social, verifica-se que a quantidade de registros de ocorrências contra o patrimônio no bairro reduziu 29% em 2018 (dados até 29 de outubro, comparado ao mesmo período de 2017). Considerando apenas registros de roubo e assaltos contra estabelecimentos comerciais, a redução foi de 55% nesta mesma comparação. Ressalto ainda que a Polícia Militar tem realizado diuturnamente ações preventivas de inciativa no bairro, tais como abordagens a pessoas suspeitas e prisões de autores de crimes contra o patrimônio”, declara o comandante do 14º BPM, o tenente-coronel Juliano Fábio Lemos Dias.

Nota: A ocorrência de soma acima de 100% se dá quando o respondente (entrevistado) pode citar mais de uma opção das alternativas, em face da pergunta apresentada. Isto se verificou na pesquisa sobre as questões relativas aos estabelecimentos comerciais do Cariru. Cada entrevistado pode responder mais de uma alternativa. A análise do tema pode ser dada para cada uma das alternativas assinaladas e seus dados, múltiplos, foram lançados num mesmo gráfico. Nada além disso. Em resumo, as recorrentes respostas múltiplas são amplamente utilizadas pelos melhores profissionais e instituições de pesquisa e estatísticas do país.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar