Escola Canuta Rosa recebe o Projeto Sala Viva

Divulgação

A estimativa é que em uma semana cerca de 1.700 adolescentes foram abrangidos pelas atividades

A Superintendência Regional de Educação (SRE) promoveu a Semana de Educação pela Vida, na Escola Estadual Canuta Rosa de Oliveira, no bairro Cidade Nobre. Esse foi o 4º ano consecutivo que o projeto é realizado.

Os organizadores explicam que o projeto Sala Viva tem o objetivo de criar uma rede de alternativas para se falar acerca do suicídio e da valorização da vida, apontando um caminho de conhecimento dos fatores de risco e prevenção, auxiliando aos que estão passando por uma situação de crise e que veem o suicídio como sua única saída. A estimativa é que aproximadamente 1,7 mil alunos da escola participaram de palestras e roda de conversa que enfatizam a valorização da vida.

A psicóloga Jany Mara Bartolomeu dialogou com os alunos acerca do suicídio, seus fatores de risco e prevenção. Ela já esteve na Câmara de Ipatinga palestrando sobre o tema no Setembro Amarelo, uma campanha nacional de prevenção ao suicídio.

Para o diretor da escola Canuta Rosa, o projeto é muito importante, “haja vista que nos possibilita refletirmos, juntamente com nossos alunos, sobre a importância da vida. Trabalhamos valores durante todo o ano, mas em novembro intensificamos este trabalho com foco da importância da vida. Acredito que na prática isso conta muito, pois somos a escola estadual com maior número de alunos e a que possui menor índice de violência”, disse Miraí Camilo.

Já o aluno do 8º ano, Neiviton Lourenço, agradeceu a oportunidade de pensar sobre o tema e disse que “a palestra frisa que a vida é um presente e isso me fez perceber que temos que valorizar a vida cada minuto”, disse.
Parceira da iniciativa, a vereadora Márcia Perozini explicou que, desde o início do mandato, desenvolve ações a fim de gerar transformação de vidas.

Durante toda a semana, o projeto Sala Viva, em parceria com o Instituto Casa da Provisão, ofereceu aos alunos nos três períodos plantão psicológico e atendimento espiritual aos interessados. As ações foram encerradas na sexta-feira (23) com stand-up, performance que abordou a valorização da vida.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar