Festa de cavaleiros em Ipatinga valoriza as amazonas

Com o objetivo de colocar a mulher em evidência nas celebrações que cultivam a tradição dos tropeiros, será realizado neste domingo (25) o 1º Encontro das Patroas, que terá concentração no início da avenida Maanaim, às 9h. Além das amazonas, o evento gratuito também é aberto para os cavaleiros e comitivas de toda a região do Vale do Aço.

Segundo uma das organizadoras, Clérie Simone Botelho, membro da Comitiva Sem Terra, o encontro é um desejo antigo das mulheres que são adeptas à prática da montaria. “Sentimos e observamos em nosso dia a dia que, muitas vezes, as mulheres ficam nos bastidores deste tipo de evento dando suporte aos seus maridos, namorados e filhos. Pensamos em um dia para sermos protagonistas”, destaca a organizadora.

Para Clérie Simone, o 1º Encontro das Patroas será um momento de lazer, mas também de manutenção da cultura dos tropeiros. “Nosso objetivo é proporcionar uma confraternização entre as mulheres Amazonas apaixonadas por cavalos. Além disso, Ipatinga e as regiões em nosso entorno, como a maior parte de Minas Gerais, foram construídas no lombo dos animais com trabalho dos tropeiros. Então, um evento como o Encontro das Patroas é uma forma de manter vivo o corredor cultural dos tropeiros, que usavam a localidade, principalmente o distrito Barra Alegre, como rota de passagem transportando produtos de um ponto a outro”.

Programação

A concentração terá início às 9h na avenida Maanaim e passeata até o Rancho Barra Alegre, na avenida Caetano Américo de Menezes, 33, no bairro Barra Alegre, com partida às 10h30. No Rancho, a entrada é gratuita e será ofertado almoço às amazonas e cavaleiros. O evento ainda contará com sorteios de prêmios e espaço kids.

O som ficará por conta de Hyuri Luna, Sávio Silva, Neto Araújo e Arthur, Luiz Henrique, Aloanda e Alamara, Reynaldo Rei e banda Os Nobres, além da participação do berranteiro Marcelo Portela e locutor Borangão.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar