28 Congresso
Vale do Aço

Fórum de Conseps debate hoje a situação carcerária no Vale do Aço

Por: Diário do Aço 06/10/2017 5:32
Arquivo DA

Superlotação na Penitenciária de Ipaba será um dos assuntos tratados durante o evento

A situação do sistema prisional do Vale do Aço será um dos temas do Fórum dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseps) do Vale do Aço, agendado para esta sexta-feira (6), das 9h às 11h, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Campus Timóteo.

A presidente do Fórum dos Conseps, Maria Júlia Bonfim, informa que o evento é importante porque discutirá a gravidade da situação prisional na região. “Nossa pauta está voltada para o sistema prisional do Vale do Aço. Essa reunião foi convocada porque não há uma discussão entre autoridades e comunidades a respeito do sistema prisional. Sai muita reportagem e não se divulga o que realmente está acontecendo”, afirmou, em entrevista à Rádio Itatiaia Vale.

A presidente também fez uma avaliação sobre as dificuldades que os presídios da região estão enfrentando atualmente para abrigar a população carcerária, em constante crescimento com as ações da polícia para enfrentamento do crime. Conforme relata a dirigente, o presídio de Timóteo já está interditado. Uma decisão judicial impôs um limite à unidade. Só entra um novo preso quando algum tem a liberação para sair do cárcere. Mas os problemas atingem outras unidades na região.

“A Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, antes um modelo de sustentabilidade em Minas Gerais, está para ser interditada a qualquer momento. O Ceresp em Ipatinga está desativado e já estão olhando outro terreno porque tem a verba federal, mas é necessário outro terreno para construir o novo Ceresp. Enquanto isso, as pessoas que estão sendo presas, levadas para a Dênio Moreira, igualmente superlotada”, alerta.

Maria Júlia acrescenta que, no evento regional desta sexta-feira, em Timóteo, é aguardada a presença de diversas autoridades, como representantes das polícias Civil e Militar, do Judiciário, Ministério Público e políticos. Além disso, o fórum é aberto para todos os interessados em discutir a segurança pública. “É só comparecer. Não precisa fazer inscrição. A pessoa só precisa chegar ao auditório do Cefet e participar conosco”, avisa.

O Fórum dos Conseps ocorrerá no auditório do Cefet, que está localizado na rua 19 de novembro, no Centro Comercial de Timóteo.

Belo Horizonte sedia neste sábado Encontro Estadual de Conseps

Com o tema “Segurança Pública: Dever do Estado, Direito e Responsabilidade de Todos”, será realizado o Encontro de Conselhos Comunitários de Segurança Pública de Minas Gerais (Enconsep) neste sábado (7), das 8h às 17h, em Belo Horizonte. O evento tem capacidade de receber até 300 inscritos, que poderão participar de palestras, debates e outras atividades. O Vale do Aço será representado por 28 pessoas, dos Conseps de Ipatinga, Ipaba, Coronel Fabriciano e Cava Grande, informa Eliana Soares, uma das articuladoras da mobilização regional.

O público-alvo envolve representantes e integrantes de Conselhos Comunitários de Segurança Pública de Minas Gerais (Conseps), profissionais das áreas de segurança pública, defesa social e justiça, agentes políticos, gestores públicos e comunidade em geral.

O Enconsep tem como objetivo de contatar os representantes dos Conseps em todo o estado, atualizando seus dados e seus contatos; fortalecer a integração entre os órgãos, de forma a potencializar as ações e atividades que vem sendo desenvolvidas nas áreas da segurança pública e da defesa civil no Estado.

Além disso, será disponibilizado espaço para orientação jurídica e encaminhamento de documentação para concessão de títulos de utilidade pública daqueles Conseps que ainda não o possuem. Também serão apresentadas demandas, que terão um canal de orientação e articulação para solução dos problemas. O evento será realizado no auditório do Clube dos Oficiais, rua Diabase, 200, bairro Prado, Belo Horizonte.



Postado originalmente por: Diário do Aço

Veja também
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: