28 Congresso
Vale do Aço

Infratores reincidentes dificultam trabalhos de limpeza em Ipatinga

Por: Diário do Aço 29/10/2017 8:32
Secom PMI

A rua Craviúna, no bairro Horto, foi atendida nesta sexta-feira

Do mês de janeiro até o dia 20 passado, 30.845 toneladas de entulhos acumulados em diversos locais foram recolhidos em Ipatinga. A informação é da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma). Apesar disso, os resíduos voltam a infestar a cidade, em vários pontos. Um deles, é a área ao lado da Unidade de Saúde do bairro Esperança, na rua Hortênsia, que neste ano já foi limpa por quatro vezes.

A administração municipal garante que obteve sucesso em um trabalho de informação e conscientização feito em parceria com empresários e moradores do Horto, a fim de acabar com o descarte irregular de lixo e entulho naquele bairro. A intenção é que a mesma parceria se estenda a outras localidades do município, informa o governo.

Em alguns pontos mais críticos, também vem sendo feita a limpeza das bocas de lobo pela equipe da Sesuma. Entre os pontos já atendidos, estão: rua Dolomita, esquina com rua Quartzo, no bairro Iguaçu; avenida Selim José de Sales, bairro Canaã; rua Saigon, no Morro do São Francisco; rua Pixinguinha, no bairro Ideal; rua México, no bairro Cariru; rua Itajubá com avenida João Valentim Pascoal, no Centro; avenida Castelo Branco, no bairro Horto, e rua Salmão, no Forquilha. Além destes locais, foi feita a limpeza da escadaria da rua Surubim, no bairro Forquilha.

Penalidades
O Decreto Municipal 4.435, de 17 de abril de 2001, que regulamenta a Lei Municipal nº 1.831, de 22 de fevereiro do mesmo ano, estabelece que o volume do lixo comercial não pode ultrapassar os 100 litros ou 50 quilos (o que ocorrer primeiro, por unidade autônoma e por dia útil de coleta pública).

A inobservância desse limite submete os infratores a multa de 5 UFPI’s, acrescida de 2 UFPI’s por dia de permanência do lixo no local em que foi depositado, já que a obrigação do descarte correto é de responsabilidade do gerador do lixo. A Unidade Fiscal Padrão da Prefeitura de Ipatinga (UFPI) hoje é de R$ 108,45. Em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro.

Os estabelecimentos grandes geradores de lixo devem ser os responsáveis pela correta destinação de seus resíduos. Já os moradores devem ficar atentos aos dias e horários nos quais o caminhão realiza a coleta do lixo domiciliar. Os descartes irregulares de entulho podem ser denunciados pelo Disque-denúncia 98587-5724.



Postado originalmente por: Diário do Aço

Veja também
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: