Ipatinga agiliza procedimentos para liberar área para o novo IML

Wôlmer Ezequiel

Atual sede do IML em Ipatinga funciona em meio a precariedade, admite a polícia

O titular da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) de Ipatinga, Thiago Alves Henriques, esteve reunido com representantes da Prefeitura de Ipatinga para tratar sobre a liberação da área que abrigará um novo Instituto Médico-Legal (IML).

Próximo ao Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp), nas imediações do Distrito Industrial, o terreno, doado pela municipalidade ao estado é desmembrado de uma área verde que o circunda e também foi reservado para a construção de uma nova Delegacia de Polícia, o que demandou providências burocráticas e um processo de desmembramento, conforme a Procuradora Geral do município.

A edificação que atende o IML de Ipatinga funciona há vários anos em condições precárias, junto ao Cemitério Parque Senhora da Paz e, de acordo com o delegado Thiago Henriques, atualmente falta até mesmo iluminação adequada, o que compromete a eficácia dos trabalhos. No local são realizados, entre outros, exames cadavéricos, de lesões corporais, violência sexual, toxicologia e idade.

O órgão é de responsabilidade do estado, vinculado à Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais. Na região da DRPC do Vale do Aço, o IML atual atende a 16 municípios. A liberação do novo terreno está emperrada desde 2014 e há a perspectiva de que a questão seja solucionada o mais rápido possível, com a paralela aprovação da Agência Metropolitana, para que seja executado um projeto de construção com recursos de cerca de R$ 500 mil.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar