Mais votado do MDB em Minas, Hercílio Diniz pontua as prioridades do mandato

Divulgação

Hercílio Diniz agradeceu o apoio do Vale do Aço e reafirmou a necessidade de revisar a legislação tributária

Com 120.489 votos, Hercílio Coelho Diniz foi eleito deputado federal do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) mais bem votado de Minas Gerais e o quarto dentre os trinta e quatro da legenda em todo o país. O empresário do ramo supermercadista concedeu entrevista ao Diário do Aço, em sua visiat a Ipatinga na manhã desta quarta-feira. Hercílio contou sobre a expectativa para o primeiro mandato e também destacou quais são os próximos passos para a rede de supermercados Coelho Diniz.

Ipatinga e o Vale do Aço estão entre as localidades onde Hercílio teve votação mais expressiva, razão pela qual será, a partir de 1 de fevereiro, o representante na Câmara Federal. Somente nas quatro cidades da Região Metropolitana, obteve mais de 17 mil votos. Hercílio foi o candidato majoritário em 25 municípios e o mais bem votado em 18 deles.
Durante a entrevista Hercílio Diniz reafirmou o compromisso assumido com o Vale do Aço, de ser o representante dos interesses em Brasília. O empresário destacou que trabalhará junto aos órgãos municipais e a sociedade civil organizada para o desenvolvimento da região.

Compromisso regional e renovação

“O Vale do Aço está entre as minhas prioridades. Eu já me considero da região. Irei trabalhar com dedicação e proximidade aos prefeitos, demais lideranças políticas, representantes de classe para tentar entender as necessidades de cada município”, afirma Hercílio.

Com uma sólida carreira na iniciativa privada, Hercílio decidiu entrar na política pelos pedidos de renovação dos representantes e por acreditar que ela seria possível por meio do voto. O futuro deputado federal avalia que o bom desempenho durante sua primeira campanha eleitoral se deve ao anseio da população por um novo modelo político.
“Fizemos um trabalho muito forte, focado e com transparência. Acredito que a sinceridade do que foi dito e proposto conta muito. Além da minha história de vida, que fala por mim mesmo. Outro ponto que nos favoreceu é o atual momento, que a população pede por mudanças, novos rumos”, destacou.

A Câmara dos Deputados teve uma renovação de 47,3% e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais o índice alcançou os 40,25%. Para o empresário esta renovação pode ser o início de um novo momento para o Poder Legislativo Federal e Estadual.

“É difícil mudar a política com as mesmas pessoas. Acho que o recado principal das urnas é esta mudança. Aqueles políticos que foram reeleitos é porque realmente tiveram créditos com o eleitor. A eleição de novos políticos é um sinal de esperança da população. Isto é muito bom, pois terá a formação de novas lideranças, grupos, propostas e formas de fazer uma política com mais ética e que olhe mais o interesse de coletividade”, ressalta Hercílio.

Experiência empresarial

Hercílio, que sempre esteve ligado às associações e entidades representativas da classe empresarial em níveis regional e estadual, administra, ao lado dos irmãos, a rede de supermercados Coelho Diniz, que conta com 13 unidades, dentre as que estão prontas e aquelas em construção, no Leste de Minas e na região do Caparaó. Para ele, a sua experiência no comércio auxiliará no desempenho das atividades legislativas.

“A minha vivência irá me ajudar no sentido de saber conviver com as divergências, entender os diferentes pontos de vista e construir uma solução harmoniosa e que seja em prol da coletividade. No comércio é assim, nós trabalhamos, negociamos para a população. Como empresário eu tenho que entender os desejos do meu cliente, oferecer o produto de qualidade, um custo-benefício bom. Na política é a mesma coisa, temos que entender as necessidades da população para o momento e tratar com prioridade estes anseios”, destaca.

Propostas de legislação

Além de fiscalizar o presidente da República, uma das principais funções dos deputados federais é criar ou aprimorar leis que sejam de interesse nacional. Hercílio afirmou que a legislação tributária e a lei eleitoral também estarão no foco de seu mandato.

“Precisamos de reformular a tributação do país, além de promover uma reforma política. Defendo uma revisão do fundo partidário por entender que ele privilegia determinados partidos e candidatos. O dinheiro público não pode ser tratado sem isonomia. Inclusive, na minha campanha eu abri mão do fundo partidário por estes motivos”, afirma Hercílio.

Em relação à carga tributária, o eleito salienta que os impostos possuem uma distribuição incorreta e que itens de necessidade básica ficam inviáveis devido a taxação.

“O país abre mão de várias receitas, concedendo incentivos fiscais em cadeias produtivas altamente rentáveis. A indústria automotiva, por exemplo, será que ela necessita de benefício tão grande e em troca disso o governo não estaria tributando muito os itens de necessidades básicas, como alimentos? Será que a concessão desses benefícios não seria melhor no leite, no arroz, no feijão etc ,do que em bens como automóveis? Então, temos que entender e dosar isso para que a população menos favorecida seja atendida com mais carinho”, pontua Hercílio.

Fiscalização do Poder Executivo

Outro ponto que Hercílio destacou durante a entrevista ao Diário do Aço foi o papel dos deputados de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos realizada pelo Poder Executivo.

“A fiscalização é fundamental. Vemos os processos de obras públicas e ficamos horrorizados. É feito um orçamento e na conclusão das obras o valor aumenta quatro ou cinco vezes. Além disso, os prazos extrapolam, e muito, o tempo estimado. Ou pior, vemos grandes obras que, após poucos meses de inauguração, precisam de reparos. Então esta atividade de fiscalização é essencial e pretendo exercê-la com muita atenção”, ressalta o futuro deputado eleitoral pelo MDB.

Coelho Diniz confirma novas lojas para o início de 2019

O empresário afirmou ao Diário do Aço que se afastará de seu cargo na empresa para se dedicar exclusivamente à atuação como legislador em Brasília. Contudo, Hercílio afirma que os investimentos da empresa continuarão.
“Estamos com cinco lojas em fase de construção. Inauguraremos mais duas unidades em Governador Valadares.

Em Ipatinga, abriremos a maior loja do grupo Coelho Diniz, no bairro Iguaçu, ainda no primeiro trimestre do próximo ano. Em Caratinga e Manhuaçu, as unidades deverão estar prontas no primeiro semestre de 2019. Em Manhuaçu, será o primeiro hipermercado da região e que terá um bom impacto para diversos municípios. A expectativa só de geração de emprego da unidade na região do Caparaó é de 300 vagas. Em Teófilo Otoni, estamos em processo de aprovação na prefeitura”, ressalta.

Hercílio informa que entregará o comando da empresa aos irmãos e ele confia que o grupo crescerá ainda mais. “Somos uma empresa familiar, deixo na mão de meus cinco irmãos, tenho muita confiança no trabalho deles. Tenho a certeza de que eles vão manter a empresa saudável e atualizada”, conclui Hercílio.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar