Morre um dos responsáveis pela propagação da TV no Vale do Aço

Especialista em eletrônica, Pavlos trabalhou com o primeiro repetidor de sinal de Ipatinga

Morreu na manhã desta sexta-feira (22) o grego Pavlos Mihail Hatzidakis, em Ipatinga. O especialista em eletrônica e funcionário da Usiminas se dedicou, na década de 1970, à retransmissão do sinal de televisão na cidade.

Pavlos estava hospitalizado e passou por complicações nesta sexta-feira. Ele não suportou a um infarto e faleceu. O velório está marcado para o sábado, de 7h às 16h, no salão de velórios da funerária Nova Aliança, localizada na avenida Londrina, 490, bairro Veneza II. O enterro será realizado logo após o encerramento do velório no Cemitério Parque Nossa Senhora da Paz, também na avenida Londrina.

Pavlos e o Vale do Aço

Nascido em Atenas, Pavlos veio para o Brasil no período do pós-guerra na década de 1940. No Vale do Aço, Pavlos foi um dos responsáveis pela retransmissão da extinta TV Itacolomi, de Belo Horizonte.

Especialista em eletrônica, Pavlos trabalhou no primeiro repetidor de sinal de TV do município, instalado no morro do bairro Santa Mônica. O empresário Silas Augusto da Costa e o contabilista Willian Saliba foram responsáveis pela instalação do aparelho caseiro, que posteriormente foi assumido pela Prefeitura de Ipatinga.

Com escassa tecnologia, o sinal de TV oscilava constantemente e Pavlos sempre estava a postos para garantir o reparo, especialmente nos dias de chuva. O técnico montou o segundo retransmissor dentro da área da Usiminas.
Pavlos morava no bairro Bela Vista, era separado e deixou uma filha, Alike Amélia Givisiez Hatzidakis.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar