Mulheres trocam experiências no enfrentamento do câncer de mama

Divulgação
Conselheiras realizaram a abertura oficial da campanha Outubro Rosa Cmeaci 2018

A manhã dessa quarta-feira (3) foi de troca de experiências e conscientização para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama entre mulheres durante o bate-papo de abertura da campanha Outubro Rosa promovido pelo Conselho da Mulher Empreendedora da Aciapi-CDL de Ipatinga (Cmeaci).

A presidente do conselho e mestre em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (RJ) e estudante da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marilane Santos, destacou a importância da realização de exercícios físicos mesmo durante o tratamento contra o câncer. “Ainda que a pessoa tenha o câncer de mama ou outros tipos da doença, é recomendável que busque um profissional de Educação Física, habilitado, e com o registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF) para avaliar as modalidades e tipos mais adequados de exercício físico. Lembrando que esse profissional, ao prescrever os exercícios, tem que ter em suas mãos todo o acompanhamento do médico que assiste esta paciente, um trabalho em conjunto. É cientificamente comprovado que a prática de esportes e outras atividades auxiliam no tratamento da doença e promove melhoria na qualidade de vida dos pacientes”, resume Marilane.

Acolhimento
Outro assunto abordado durante o evento foi o trabalho realizado pelo Grupo Se Toque. A entidade acolhe pacientes oncológicos de outros municípios que fazem o tratamento em Ipatinga. Voluntários da instituição detalharam como é este processo e a importância do apoio da sociedade. Segundo o diretor do Se Toque, José de Castro, são distribuídas mais de 150 refeições diárias.

“O Se Toque foi criado de autoajuda entre sete mulheres que possuíam o câncer de mama. Com o passar do tempo o grupo cresceu e hoje possuímos a casa de acolhimento, fora o serviço de alimentação ofertado aos pacientes e acompanhantes. Além disso, realizamos a confecção de perucas, inclusive as pessoas que queiram doar o cabelo ou oferecer outro tipo de auxílio podem ir até a sede do Se Toque, no bairro Ferroviários”, destaca José de Castro.

Programação
A programação da campanha Outubro Rosa 2018 do Conselho da Mulher Empreendedora continua nessa quinta-feira (4), quando será celebrada uma missa especial à campanha às 19h30, na Igreja Católica do bairro Caravelas.

Também será realizada a exposição fotográfica “Superpoderosas: superando o câncer de mama”, com lançamento no dia 10 (quarta-feira) às 17h, no Shopping do Vale do Aço. A exposição, que contará com 30 modelos, tem o objetivo de homenagear as mulheres que estão em processo de tratamento da doença e outras que venceram este grande desafio e retornaram à rotina normal da vida.

Para contribuir com a divulgação da campanha, o Cmeaci comercializa a camisa do Outubro Rosa 2018. Para mais informações e aquisição das camisas, entrar em contato pelo telefone 3828-5151.

ACE e CDL de Timóteo e o Conselho da Mulher Empreendedora lançam campanha Timóteo Rosa
A ACE e CDL de Timóteo, com o Conselho da Mulher Empreendedora, realizam mais uma iniciativa para movimentar o comércio da cidade. Dessa vez, a campanha “Comércio em Ação” é a nova aposta. As primeiras ações já têm data marcada, ocorrerão nos meses de outubro, novembro e dezembro, por meio dos eventos: Timóteo Rosa, Timóteo Azul e Timóteo Encantado. A programação será realizada de forma que beneficie todos os Centros Comerciais de Timóteo, com atividades para todas as idades.

A campanha “Timóteo Rosa” será realizada em todos os sábados de outubro e ainda na sexta-feira (19). Estão previstas iniciativas como: sorteios de pacotes de vales compras e um carro em dezembro, passeio ciclístico, caminhada, feira oncológica, atrações em lojas conveniadas com a ACE e CDL, recreação para as crianças, a tradicional Noite Dançante, ações da saúde, concurso de maquiagem e desfile com pacientes oncológicas.

Na programação está agenda a abertura no sábado (6), às 7h, com a concentração na Praça 1º de Maio; seguido do Pedal Rosa e Caminhada Rosa. Entre outras atividades, haverá brinquedos para crianças; praça de alimentação; atrações em lojas conveniadas; feira oncológica com produtos produzidos por pacientes oncológicos; atividades funcionais (aulas de zumba, fit dance e tai chi chuan); fechando com um Recital de Piano Erudito, às 29h, no Hotel Dom Henrique.

Unimed e instituições parceiras promovem ações do Outubro Rosa
Já virou senso comum associar o mês de outubro à Campanha de Prevenção ao câncer de Mama. O objetivo é que a conscientização seja habitual mesmo, mas sem deixar cair na rotina, no esquecimento, pois o mais importante disso tudo é manter em dia o exame preventivo, seja ele o autoexame ou a mamografia para mulheres a partir dos 50 anos.

E por que é tão importante atuar no cuidado contra esse tipo de câncer? Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a doença desenvolvida nas mamas, é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

A Unimed Vale do Aço desenvolve ações ligadas aos princípios do cooperativismo, junto a clínica de Diagnóstico por Imagem – Unimag e Asseta, realizam durante o mês de outubro, ações que buscam orientar e conscientizar o público-alvo da campanha Outubro Rosa no Vale do Aço.

“Trabalhar para o desenvolvimento das comunidades é um dos pilares cooperativistas que a Unimed Vale do Aço assegura à região. Essas ações do Outubro Rosa fazem parte do nosso compromisso de levar ao público, orientações de saúde”, evidenciou o diretor-presidente da Unimed, José Maurício Nolasco Nascimento.

“O trabalho da Unimag é realizar exames que atuam na prevenção e também no diagnóstico de algumas doenças. A mamografia é um exame essencial para a prevenção ao câncer de mama, então nosso compromisso nessa causa é grande”, ressaltou Tauan Gonçalves – Superintendente Unimag.

Neste sábado (6), as instituições participam da 17ª Caminhada Outubro Rosa do Grupo Se Toque. A ação será realizada a partir de 9h na Praça 1º de Maio, no centro de Ipatinga.

Haverá, também, caminhada no dia 27/10. Essa iniciativa será realizada pela Unimed, Unimag e Asseta, e tem o apoio do Grupo Se Toque. A 1ª Caminhada da Prevenção será às 9h, na Unidade de Timóteo no bairro Garapa (antiga Mavimoto).


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: