Nardyello é diplomado e empossado prefeito de Ipatinga

Fernando Lopes

Wôlmer Ezequiel

Nardyello assina termo de posse ao cargo de prefeito de Ipatinga

O Poder Executivo de Ipatinga passa a ser comandado por Nardyello Rocha (MDB) de forma definitiva até 31 de dezembro de 2019. O agora prefeito governava interinamente desde o dia 28 de abril. No início da noite desta quinta-feira (21) em solenidade realizada na área externa da Câmara Municipal de Ipatinga foram diplomados e empossados oficialmente o prefeito Nardyello e do vice-prefeito Célio Aleixo (PV).

Antes das duas solenidades, Nardyello renunciou formalmente ao cargo de vereador e de presidente da Câmara, para ter o direito a ser diplomado. Por volta das 18h, a Justiça Eleitoral iniciou a cerimônia de diplomação. A entrega do diploma é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelos eleitores e, por isso, está apto a tomar posse no cargo.

A sessão solene foi conduzida pelo juiz eleitoral, Thiago Grazziane Gandra. A cerimônia foi breve e objetiva. O juiz salientou os desafios enfrentados pela Justiça Eleitoral durante o processo eleitoral suplementar. “A Justiça Eleitoral tentou fazer o seu trabalho da melhor forma possível. Tivemos uma campanha curta, acelerada e talvez isso tenha demovido um pouco o eleitor de Ipatinga, aliado ao fato da paralisação dos caminhoneiros. Mas a diplomação é a conclusão do nosso trabalho; é um momento de festa”, afirmou o magistrado.

Na sequência, o presidente interino da Casa Legislativa, Osimar Barbosa, o Masinho (PSC), iniciou a solenidade de posse do prefeito e vice-prefeito. Na cerimônia, o prefeito empossado destacou sua trajetória política e relembrou ser o primeiro prefeito eleito nascido em Ipatinga. O prefeito empossado confessou estar emocionado com a cerimônia. “Eu sou de carne e osso. Estou emocionado não só pela vitória, mas pela história de Ipatinga e da minha carreira. Compete a mim, honrar o nome de Deus e do povo de Ipatinga”, frisou Nardyello.

Responsabilidade

Wôlmer Ezequiel

Ao lado do juiz Thiago Gandra, eleitos na eleição extemporânea, Célio e Nardyello exibem os diplomas concedidos pela Justiça Eleitoral

Segundo Nardyello, o compromisso na administração do município continua a mesma. “Já estávamos respondendo interinamente e é com a mesma responsabilidade que faremos as modificações necessárias. Iremos aguardar pelo menos no início do mês que vem para realizarmos a reforma administrativa. Ainda estamos fazendo os estudos para realizarmos algo para Ipatinga que seja interessante, inteligente, mas que estas modificações sejam feitas com bastante tranquilidade”, ressaltou o prefeito.

A coligação Unidos por Ipatinga venceu a eleição extemporânea realizada no dia 3 de junho com 36,3% dos votos válidos. O pleito suplementar foi realizado devido à cassação do ex-prefeito Sebastião Quintão (MDB) e do vice Jésus do Nascimento (PSDB). A liminar que mantinha Quintão e Jésus nos cargos do Executivo foi cassada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luiz Fux, o que resultou no afastamento da chapa por causa das implicações da Lei Complementar nº 135, de 2010 (Lei da Ficha Limpa).

Eleição na Câmara

O procurador da Câmara, Adalton Cunha, confirmou à imprensa que a próxima reunião ordinária deverá ser realizada na segunda-feira (25). Nesta sessão será feita, obrigatoriamente, a eleição para o presidente da Mesa Diretora da Casa Legislativa. O presidente eleito permanecerá no cargo até o fim do ano, quando encerra o 1º mandato da legislatura 2017-2020.

Nos bastidores, o nome indicado para ocupar a cadeira de presidente do Legislativo é do vereador Jadson Heleno (SD).


Nardyello é diplomado e empossado prefeito de Ipatinga

MAIS FOTOS
Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar