Prefeitura de Ipatinga ganha iluminação especial para a campanha ‘Outubro Rosa’

Secom/PMI

Foram usados 10 refletores para iluminar a fachada do prédio

Como mais um elemento usado pelo poder público para chamar a atenção para a campanha de prevenção ao câncer de mama, o prédio da Prefeitura Municipal de Ipatinga ganhou, pela primeira vez, uma iluminação externa diferente, esta semana. Foram usados dez refletores para que a fachada do edifício também faça coro ao ‘Outubro Rosa’. Além das luzes, os monitores dos computadores em todas as secretarias e seus respectivos departamentos também ganharam um novo fundo de tela com a cor e slogan alusivos ao movimento. As ações são de iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), explica a secretária de Saúde, Érica Dias Souza Lopes.

O objetivo é conscientizar as mulheres, seus companheiros, amigos e familiares a respeito da importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade.

Doença

O câncer de mama está entre os tipos da doença que mais acometem as mulheres, principalmente a partir dos 35 anos de idade, tendo os seus riscos aumentados a partir dos 50 anos. Uma das formas de prevenção é a realização da mamografia, considerada hoje o principal método de identificar a doença.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, depois do câncer de pele não-melanoma (que compreende os tumores mais comuns que ocorrem principalmente em pessoas de pele clara após exposição solar por longo tempo), o câncer de mama responde por cerca de 30% dos casos novos a cada ano. A doença também acomete homens. Porém, é raro, representando apenas 1% do total de casos.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. Boa parte dos casos tem bom prognóstico de cura.

Timóteo

As Unidades de Saúde de Timóteo aderiram à Campanha Outubro Rosa com programação diversa. As equipes do programa Estratégia Saúde da Família oferecem palestras educativas, Café da Manhã e Chá da Tarde, aferição de pressão, exames preventivos após o horário comercial, exame clínico e mamografias e orientações gerais sobre saúde da mulher.

Para buscar o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, a campanha Outubro Rosa desmistifica e enfatiza a importância de toda mulher cuidar da saúde e ficar atenta às alterações suspeitas. É importante procurar a UBS mais próxima de casa para agendar os exames com antecedência.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar