Presos de Ipatinga são transferidos para a Penitenciária em Ipaba

Wôlmer Ezequiel

O correcional da Delegacia de Ipatinga estava impossibilitado de receber novos presos até a decisão judicial

Após uma decisão da Justiça da Comarca de Ipatinga, todos os presos que estavam detidos no correcional da Delegacia de Polícia Civil, no Centro de Ipatinga, foram transferidos nesta quarta-feira (20) para a Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho (PDMC), em Ipaba. A partir de agora, os novos presos deverão ser encaminhados para a PDMC, após a passagem pela delegacia, e deverão ser transferidos para outras unidades prisionais do estado em até 72 horas.

De acordo com a decisão do juiz de Direito, Fábio Torres, ficou determinado que o Estado de Minas Gerais se abstenha, imediatamente, de recolher presos provisórios e definitivos na Delegacia de Ipatinga. “Os indivíduos presos e encaminhados à Autoridade Policial deverão, após os procedimentos legais de praxe ser encaminhados à PDMC, para custodiamento temporário e transferência a outro estabelecimento prisional do sistema da SEAP”, cita.

A decisão ainda acrescenta que a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) deverá providenciar, no prazo de 72 horas, após o recebimento dos presos na PDMC, “o recambiamento dos mesmos para outras unidades do sistema prisional, sob pena de responsabilidade criminal e improbidade administrativa”.

Estado inerte

Segundo o promotor da 10ª Promotoria de Justiça de Ipatinga, Francisco Ângelo Assis, uma das soluções para crise no sistema prisional da região, seria a restruturação do Ceresp em Ipatinga, que está parcialmente fechado desde uma rebelião em setembro de 2015. “O Ceresp cabe de 500 a 600 presos, então se fosse reestruturado já iria ajudar, mas o Estado não faz nada. Era para ter investido no Ceresp há muito tempo, antes de ser interditado. E até hoje percebemos que o governo de estado continua inerte, sem dar importância para esse caos no sistema prisional”, afirma.

Procurada pelo Diário do Aço, a Seap não se pronunciou sobre essa situação até o fechamento desta edição.

Reunião

No fim tarde dessa quarta-feira, prefeitos dos principais municípios do Vale do Aço e autoridades policiais se reuniram para tratar da crise que atingiu o sistema prisional da região. Ficou acordado que na manhã dessa quinta-feira (20) será assinado um documento a ser encaminhado ao governo do estado solicitando a liberação, em caráter de urgência, de uma verba de R$ 800 mil a ser canalizada pela Vara de Execuções Penais para a reforma do Ceresp ipatinguense e a destinação de R$ 3 milhões para a construção de uma nova unidade prisional na região.

Presídio de Timóteo tem permissão para receber 13 presos

Por uma decisão proferida nesta quarta-feira (20), no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, foram liberadas 13 vagas do Presídio de Timóteo. Com isso, o estado poderá transferir detentos de outras unidades prisionais para o presídio localizado no bairro Primavera.

O Ministério Público de Minas Gerais ajuizou, em 2016, uma ação civil pública em que pediu a interdição do presídio de Timóteo por causa dos problemas gerados com a superlotação e a precariedade da infraestrutura do prédio.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar