28 Congresso
Vale do Aço

Programa Corujão da Saúde completa um ano

Por: Diário do Aço 09/04/2018 18:32
Divulgação

O programa já realizou 26.500 atendimentos clínicos, pediátricos e especializados

Lançado no dia 10 de abril de 2017, o programa Corujão da Saúde em Coronel Fabriciano foi iniciado o objetivo de zerar as demandas reprimidas da Atenção Básica e de atendimentos especializados. De acordo com a assessoria de comunicação a prefeitura, um ano depois o programa já realizou 26.500 atendimentos clínicos, pediátricos e especializados, como oftalmologista, ginecologista, mastologista e endocrinologista.

Em março deste ano, na Unidade de Saúde do Bairro Santa Cruz, os números passaram de 2000 atendimentos clínicos e pediátricos, um aumento de 245% em relação ao ano passado (579 atendimentos). Na UBS do Centro, onde funciona o Corujão das Especialidades, já foram registrados mais de 9.000 atendimentos de abril de 2017 a março de 2018.

O prefeito Marcos Vinicius destaca a importância do Corujão e a intenção de ampliá-lo. “É uma conquista para todos. Além de recorde em atendimentos, a implantação do Corujão fez com que as filas de espera e a procura por hospitais tanto em Coronel Fabriciano, como nos municípios de Ipatinga e Timóteo, diminuíssem significativamente. O horário estendido, atendimento rápido, o reforço da atenção básica e a chegada de novos profissionais mostraram a eficiência e a importância do programa no município. Pretendemos ampliar o programa para outra área da cidade e aumentar o número de especialidades”, afirma.

Para reforçar os atendimentos de atenção primária em Fabriciano, também foram contratados 8 clínicos gerais, 8 pediatras e 8 ginecologistas. Os ginecologistas atendem especificamente nas UBS, fora do período do Corujão. Esses profissionais dão assistência a toda à população do município, além das Equipes de Saúde da Família (ESF) que são responsáveis pela organização e atendimento em promoção à saúde.



Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br