Psicóloga de Ipatinga conquista certificado internacional em tratamento precoce em crianças autistas

Profissional é a primeira de Minas Gerais a garantir a certificação do Modelo Denver de Intervenção Precoce.

A psicóloga Gleice de Castro Nogueira trouxe para Minas Gerais uma conquista inédita, no que diz respeito ao tratamento precoce em pacientes autistas. A profissional é a primeira do Estado e está entre as 15 Terapeutas ESDM a conquistar a certificação do Modelo Denver de Intervenção Precoce, pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos (EUA).

O Modelo Denver foi desenvolvido e aperfeiçoado após muitos anos de estudos e pesquisas no Centro de Excelência em Autismo, na Califórnia. O diferencial do método é usar estratégias de ensino naturalistas, em que a criança aprende brincando a desenvolver ferramentas necessárias para explorar o mundo e se relacionar com as pessoas. Em 2012, a intervenção foi considerada uma das melhores descobertas médicas pela revista Times.

A abordagem terapêutica tem resultados comprovados em crianças autistas com idade que varia de um a quatro anos. O Modelo Denver utiliza princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA, sigla em inglês). Sendo assim, os pais e terapeutas usam atividades lúdicas para reforçar comportamentos positivos. Por meio de brincadeiras, as crianças são encorajadas a melhorar suas habilidades linguísticas, sociais, cognitivas, reciprocidade, afeto entre outras.

Postado originalmente por: Diário do Aço

Pesquisar