SAMU de Ipatinga comemora 14 anos de serviços prestados à população

Referência em atendimentos de urgência e emergência no Vale do Aço, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Ipatinga celebrou 14 anos de serviços prestados. São vários os motivos para comemorar, uma vez que o serviço contabiliza números expressivos e a conquista de importantes recursos para melhoria da atuação no município.

Com uma equipe composta por 83 profissionais, sendo oito médicos, nove enfermeiros, 27 técnicos de enfermagem, 24 condutores e 11 operadores de frota, o SAMU de Ipatinga atua em todo o município com três novas ambulâncias de suporte básico de vida (USB) e uma de suporte avançado (USA). Os veículos chegaram à cidade dia 29, provenientes do Ministério da Saúde.

Nos últimos dois anos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência recebeu mais de 73 mil chamadas telefônicas, por meio do telefone 192. Desse total, 14.611 ligações se converteram em atendimentos a diversos tipos de ocorrências, com destaque para o socorro a envolvidos em acidentes de trânsito.

No quesito qualificação, mais de 1.100 certificados foram emitidos aos profissionais da Saúde do município e da região do Vale do Aço, por meio dos treinamentos promovidos pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP). Por meio do programa SAMU nas Escolas, outros 2.500 estudantes das redes de ensino público e privado vêm sendo conscientizados sobre a importância do serviço. Um dos resultados deste trabalho é a diminuição significativa do número de trotes. De janeiro a maio de 2017, o serviço registrou 3.260 ligações falsas. No mesmo período deste ano, o número de trotes caiu para 1.781.

Secom PMI

São vários os motivos para comemorar, uma vez que a equipe contabiliza números expressivos de atendimentos

O serviço é gratuito e funciona 24 horas por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número 192. O SAMU realiza os atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.

“Samuzeiro”

O médico Norberto de Sá Neto se emociona ao lembrar a primeira vez que vestiu o macacão do SAMU. Por 13 anos ele atuou no serviço, sendo o primeiro médico das equipes de urgência e emergência.

“Lembro-me perfeitamente dos primeiros atendimentos que fiz. Era um misto de ansiedade e medo ao sair pelas ruas com o objetivo de salvar vidas. Aqueles desafios foram se transformando em paixão. E com isso construímos uma história com muitas alegrias e sofrimentos atenuados. Hoje o SAMU é um serviço ainda mais desenvolvido na cidade, com profissionais treinados, que em equipe esgotam suas forças pelo bem dos pacientes. Um serviço público de excelência que a população de Ipatinga pode contar”, pontua.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar