Saneamento no córrego Garrafa é acompanhado por projeto da escola Herbert de Souza

Divulgação

Trabalho conta com participação de estudantes do 7º ano da Escola Estadual Herbert de Souza, no Cidade Nova

Um projeto interdisciplinar, desenvolvido pela professora de Língua Portuguesa, Valdiene Aparecida Gomes, aluna do Mestrado Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (ProfLetras), realiza diversas ações para investigar a lagoa do bairro Cidade Nova e acompanhar o processo de saneamento anunciado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Desde a construção do bairro, a lagoa recebe todo o esgoto in natura produzido. A poluição fez crescer a vegetação aquática e o espelho d’água praticamente desapareceu em meio à proliferação da vegetação. Agora é anunciado um projeto voltado à despoluição do recurso natural. O estudo busca acompanhar as etapas do trabalho que será implantado.

O projeto é desenvolvido em colaboração com as professoras de Ciências, Renata Maria Pereira Borges Gandra e Lilian Beatriz Castro Silva Ribeiro, e de Língua Portuguesa, Marivalda Moreira Lima, além dos alunos do sétimo ano da Escola Estadual Herbert de Souza. “Esse trabalho visa promover o letramento científico dos alunos a partir da realidade vivida por eles, promovendo um engajamento para as atividades e produções de gêneros discursivos diversos”, explica Valdiene Gomes.

Entre as atividades já desenvolvidas foram feitas coletas de amostra de água, aula de campo para reconhecimento do entorno da lagoa, verificação de nascente desprotegida, análise de potencial hidrogeniônico (pH) em laboratório escolar e entrevista com moradores e promovidas palestras acerca da história do bairro.

Também foi feita uma visita guiada à Estação de Tratamento de Esgoto da Copasa, no bairro Horto, em Ipatinga. O projeto conseguiu, ainda, a análise da água da nascente e da lagoa com o laboratório do Unileste, em Coronel Fabriciano, e do laboratório Certificar. Os laudos ainda são aguardados.

Entre as ações, estudantes colheram amostras em uma nascente que abastece a lagoa do Cidade Nova

Dentre as ações realizadas estão a produção textual de uma carta de solicitação enviada à Promotoria de Justiça de Meio Ambiente da Comarca de Ipatinga, por meio da qual é pedida ajuda para providenciar que a nascente localizada na rua Carlos Gomes seja cercada, evitando acesso humano e de animais, o que contribui para sua preservação.

Outra solicitação foi encaminhada ao vereador Alexandre Coutinho, morador do Cidade Nova, para a realização de uma audiência pública com os responsáveis pela implantação do sistema de esgotamento sanitário na bacia do córrego Garrafa, uma iniciativa já anunciada nos jornais e também informada em uma placa, no início do bairro.

“Ao entregarmos a carta ao vereador, ele disse que uma audiência talvez não fosse possível, por causa dos trâmites legais e da urgência desses esclarecimentos, uma vez que a Copasa já havia colocado uma placa no início do bairro informando a implantação. Desse modo, atendendo à nossa solicitação, será realizado o I Fórum de Acompanhamento da Implantação do Esgotamento Sanitário na bacia do córrego Garrafa no dia 29 de agosto, às 19h30, na quadra da Escola Estadual Herbert José de Souza, com a organização por conta da nossa escola e os convites aos responsáveis serão feitos pelo vereador”, detalha a professora Valdiene Gomes.

A proposta é que, no fórum, as instituições envolvidas nesse processo possam esclarecer as dúvidas da comunidade acerca do tratamento do esgoto no bairro Cidade Nova e a despoluição da lagoa.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar