Secretaria de Saúde oferta procedimentos de colocação do DIU em Ipatinga

A paciente que tiver interesse em colocar o DIU de cobre deve procurar a Unidade Básica de Saúde de referência. Pelo menos 55 mulheres de Ipatinga serão beneficiadas com a colocação do Dispositivo Intra Uterino (DIU) de cobre. O método contraceptivo contempla a política pública do Planejamento Familiar, informa a administração municipal.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os procedimentos já foram iniciados em mulheres que já realizaram os exames necessários para a implantação do dispositivo. Talitta Akarita de Oliveira, 27 anos, é mãe de três filhos e decidiu não engravidar mais. No entanto, ela conta que o uso da pílula anticoncepcional lhe causa mal-estar e cólicas fora do período menstrual. “Além disso, é prático não ter que se preocupar em tomar a pílula todos os dias, porque com ela ainda corremos o risco de esquecer”, disse.

A paciente que tiver interesse em colocar o DIU de cobre deve procurar a Unidade Básica de Saúde de referência, fazer a avaliação médica, realizar o preventivo e se cadastrar. “A partir de então essa mulher poderá ser agendada para realização dos exames complementares como ultrassom transvaginal e exame de gravidez e aguardar pela colocação do DIU”, esclarece Érica Dias, secretária de Saúde.

Postado originalmente por: Diário do Aço

Pesquisar