Servidores inativos de Ipatinga devem realizar comprovação de vida

Wôlmer Ezequiel

Atendimento aos servidores inativos será no hall da Prefeitura

Após dois anos, aproximadamente, fora da folha de pagamento, os servidores inativos da Prefeitura de Ipatinga devem realizar a comprovação da prova de vida até o dia 10 de outubro (quarta-feira). Segundo o Departamento de Administração e Recursos Humanos (Dearh) da PMI, 2.200 servidores inativos devem realizar o procedimento.

A diretora do Dearh, Silceia Gonçalves Lima Alves, destaca que a comprovação de vida é prevista em lei e serve para atualizar os registros dos servidores aposentados. “Com o retorno dos aposentados à folha do município, estamos solicitando esta comprovação para que assim não haja pagamento indevido para os aposentados e esta já é uma determinação do Governo Federal”, pontua a diretora.

O atendimento específico para os servidores inativos é feito no hall da PMI. Os aposentados devem levar cópias e originais do último extrato do INSS, comprovante de endereço, carteira de identidade e CPF.

eSocial

Antes de realizar a comprovação de vida, é necessário realizar o cadastro no Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, o eSocial. O cadastro deve ser feito também pelos demais servidores, como explica a diretora do Dearh.

“É por meio deste sistema que os servidores públicos irão comunicar com o Governo de modo integrado. Todas as pessoas que tiverem pagamento vinculado ao município seja servidor da ativa, inativo ou pensionista terão que fazer o cadastro no site do eSocial para conferir que não tenha nenhuma inconsistência nos dados pessoais. Quem não fizer este cadastro terá o pagamento bloqueado automaticamente pelo sistema”, pontua Silceia.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar