Sine/Sindipa fechará as portas na próxima semana por falta de verba

Arquivo DA

Os serviços da agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga serão encerrados

A agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine), localizada na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga (Sindipa), será fechada a partir da próxima segunda-feira (30). A informação é da coordenadora do Sine/Sindipa, Rosângela de Morais, que explicou ao Diário do Aço sobre o fim do serviço. “Vamos parar com o atendimento já na próxima semana, pois a Secretaria de Trabalho de Desenvolvimento Social (Sedese) não repassa a verba necessária para que os serviços do Sine continuem a ser executados”, afirma.

Segundo a coordenadora, o convênio que existia com o governo venceu e até hoje não foi renovado. Sem essa renovação, não existe orçamento para manter o Sine aberto. “Com a retirada da contribuição sindical, dificulta para o Sindipa continuar a manter o Sine, já que a Sedese não aceitou entrar com alguma ajuda. Desse modo, não temos previsão de retornar as atividades”, destaca.

Sine
O Sistema Nacional de Emprego (Sine) foi criado em 1975 sob a égide da Convenção 88 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que orienta cada país-membro a manter um serviço público e gratuito de emprego, para a melhor organização do mercado de trabalho.

A partir da Lei 7.998/1990 e suas alterações, as ações do Sine passaram a ser entendidas como parte do Programa do Seguro-Desemprego. A execução das ações no âmbito do Sine ocorre mediante a celebração de Convênios Plurianuais do Sine (CPSINE) com as Unidades da Federação, municípios com mais de 200 mil habitantes, e entidades privadas sem fins lucrativos.

As principais ações disponibilizadas por essa rede de atendimento são a intermediação de mão de obra e a habilitação ao seguro desemprego.

A intermediação de mão de obra visa colocar trabalhadores no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente no mercado de trabalho, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. Portanto, o serviço busca promover o encontro de oferta e demanda de trabalho.


Postado originalmente por: Diário do Aço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: