28 Congresso
Vale do Aço

Sine/Sindipa fechará as portas na próxima semana por falta de verba

Por: Diário do Aço 24/10/2017 18:32
Arquivo DA

Os serviços da agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga serão encerrados

A agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine), localizada na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga (Sindipa), será fechada a partir da próxima segunda-feira (30). A informação é da coordenadora do Sine/Sindipa, Rosângela de Morais, que explicou ao Diário do Aço sobre o fim do serviço. “Vamos parar com o atendimento já na próxima semana, pois a Secretaria de Trabalho de Desenvolvimento Social (Sedese) não repassa a verba necessária para que os serviços do Sine continuem a ser executados”, afirma.

Segundo a coordenadora, o convênio que existia com o governo venceu e até hoje não foi renovado. Sem essa renovação, não existe orçamento para manter o Sine aberto. “Com a retirada da contribuição sindical, dificulta para o Sindipa continuar a manter o Sine, já que a Sedese não aceitou entrar com alguma ajuda. Desse modo, não temos previsão de retornar as atividades”, destaca.

Sine
O Sistema Nacional de Emprego (Sine) foi criado em 1975 sob a égide da Convenção 88 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que orienta cada país-membro a manter um serviço público e gratuito de emprego, para a melhor organização do mercado de trabalho.

A partir da Lei 7.998/1990 e suas alterações, as ações do Sine passaram a ser entendidas como parte do Programa do Seguro-Desemprego. A execução das ações no âmbito do Sine ocorre mediante a celebração de Convênios Plurianuais do Sine (CPSINE) com as Unidades da Federação, municípios com mais de 200 mil habitantes, e entidades privadas sem fins lucrativos.

As principais ações disponibilizadas por essa rede de atendimento são a intermediação de mão de obra e a habilitação ao seguro desemprego.

A intermediação de mão de obra visa colocar trabalhadores no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente no mercado de trabalho, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. Portanto, o serviço busca promover o encontro de oferta e demanda de trabalho.



Postado originalmente por: Diário do Aço

Veja também
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: