Unimed otimiza gestão de resíduos

Divulgação

A unidade hospitalar da Unimed em Fabriciano possui um abrigo específico para receber os resíduos

Produzir e impactar de maneira altamente sustentável. Esse é o caminho que os resíduos produzidos pelo Hospital Metropolitano da Unimed (HMU), percorrem para ter o tratamento, acondicionamento e descarte correto. O lixo, principalmente o hospitalar, é considerado nocivo para o meio ambiente. Tudo que é produzido no HMU tem o seu devido destino, seja ele resíduo biológico, químico, radioativo, lixo comum e materiais perfuro-cortantes.
Segundo a cooperativa, a preocupação na gestão de resíduos é grande, e para diminuir o impacto ambiental, várias ações são desenvolvidas.

A unidade hospitalar conta com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) própria, onde todo o esgoto produzido no local é tratado. O hospital também segue a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que estabelece regras para a separação e coleta de resíduos hospitalares. O HMU possui quatro abrigos para o acondicionamento de resíduos: comum, reciclável, infectante e químico. Todo lixo produzido na unidade é recolhido, levado para postos e coletado por uma empresa que faz o descarte correto.

Programa
A Unimed implantou, também em suas dependências, o programa “Ambiente Consciente” junto aos colaboradores, com o objetivo de promover a conscientização socioambiental. O objetivo é estimular a adoção de boas práticas no cotidiano da cooperativa, promovendo a educação e conscientização do público interno, obtendo também a otimização do consumo de luz, água, papel, entre outros de forma a levar esses conhecimentos também para a vida pessoal.

Resto
A campanha “Resto Ingesta” é realizada mensalmente há dois anos, na Unidade de Atenção e Nutrição (UAN) do hospital. A iniciativa tem o objetivo diminuir a quantidade de alimentos desperdiçada pelos colaboradores durante as refeições. “Desde o início da iniciativa, o volume de alimentos desperdiçados diminuiu, mas a quantidade descartada ainda é alta. Por isso, mensalmente são realizadas ações de orientações ao colaborador para incentivar à conscientização ambiental, social e econômica”, resume a nutricionista Elis Rejane Teixeira Oliveira.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar