A startup Veguiando é a vencedora da primeira edição do programa Agita Vale do Aço. A proposta da startup é se tornar um marketplace vegano com foco nos pequenos produtores, reunindo em uma única plataforma um grande número e variedade de produtos veganos. A equipe é formada por Elton Rodrigues, Vinícius Colombini e Marcele Pena. A startup nasceu durante o Startup Weekend Vale do Aço 2017, evento em que conquistou o 2º lugar.
No Brasil são 5 milhões de veganos, além das pessoas que deixam de comer carne por algum motivo e são potenciais consumidores de produtos veganos. Para essas pessoas é muito difícil encontrar os produtos para consumo, explica o desenvolvedor Elton Rodrigues. Para resolver esse problema, surgiu a Veguiando. Nossa proposta é ser um shopping vegano de roupas, calçados, cosméticos, alimentos, etc, explica.
Em segundo lugar, ficou a startup Influenzer. A startup surgiu com o objetivo de aumentar a interação e o engajamento das empresas com os clientes nas redes sociais. A solução é uma plataforma de fidelização de clientes, que funciona como um programa de recompensas, gerando pontos baseados nas interações nas redes sociais e emitindo, para as empresas, relatórios sobre o comportamento dos clientes.
O terceiro lugar ficou para a startup Usivox. Com foco em ambientes industriais com elevados níveis de ruído, a startup desenvolveu um algoritmo capaz de suprimir o ruído industrial e detectar erros em linhas de inspeção da laminação a frio. Após detectado o defeito, o sistema é capaz de acionar a equipe de manutenção em tempo real, já informando o local exato da fonte geradora do defeito, explica o diretor executivo Tiago Bicalho.
As startups vencedoras do programa Agita Vale do Aço receberam premiações nos valores de R$ 30 mil, R$ 15 mil e R$ 10 mil para utilizarem em soluções do programa Sebraetec, do Sebrae Minas.
Programa
O Agita é uma iniciativa da Escola do Sebrae, que nasceu com a proposta de dar suporte ao desenvolvimento de novas ideias de negócios em um ambiente de aprendizado e oportunidades, com foco na vivência de mercado. Com três meses de duração, o programa oferece capacitações, mentorias, palestras e workshops, além do networking com especialistas do Sebrae e do ecossistema de startups. Essa foi a primeira edição do programa no Vale do Aço. Em Belo Horizonte, o programa vai para a terceira