Alunos de escola municipal recebem orientações sobre combate ao mosquito Aedes aegypti

A equipe de Educação da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) fará mais uma grande ação de orientação e combate ao Aedes aegypti nestas terça, 21, e quarta-feiras, 22.

Os trabalhos serão desenvolvidos com os alunos da Escola Municipal “Professora Núbia Pereira de Magalhães”, no Bairro Santa Cruz, que terão o dia todo de atividades lúdicas e palestras, com objetivo de alertá-los sobre os perigos das doenças provocadas pelo mosquito, e, assim, incentivá-los a serem multiplicadores de informações junto aos amigos e familiares.

As ações também marcarão o “Dia Nacional de Combate à Dengue”, sempre no penúltimo sábado de novembro.

As atividades terão início às 8h30 e contarão com apresentação de teatro de fantoches e palestras de conscientização sobre os perigos do mosquito. Além disso, será apresentada aos estudantes a nova ferramenta da PJF no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o “Aedes do Bem”.

Controle da doença

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde tem realizado constantes ações de mobilização social e combate ao mosquito no município. Entre elas, amplo trabalho de mobilização social, por meio da Equipe de Educação em Saúde, atendimentos pelo Disque Dengue 199 e pela Sala de Operações, força-tarefa que reúne diversas secretarias e órgãos da PJF e mutirões de limpeza. Todas as atuações acontecem durante todo o ano.

As ovitrampas também começam a ser utilizadas, como forma de melhorar a qualidade do monitoramento do índice de infestação nos bairros e otimizar as ações locais de orientação e combate.

“Aedes do Bem”

Este ano, a PJF deu início também ao projeto “Aedes do Bem”, mais uma ferramenta no combate à doença. A liberação dos mosquitos geneticamente modificados está prevista para este mês, em data ainda a ser divulgada. O projeto pretende reduzir a população do Aedes aegypti selvagem nas áreas a serem tratadas, combatendo drasticamente as chances de epidemia. Os três primeiros bairros que receberão o “Aedes do Bem” serão Santa Luzia, Vila Olavo Costa e Monte Castelo.


 Fonte: Assessoria

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: