Artrose é considerada a quarta doença responsável pela perda da qualidade de vida

A osteoartrite, também conhecida como artrose, é uma doença articular degenerativa, sem cura, que afeta especialmente as articulações do joelho, quadril, coluna e das mãos. A patologia é causada, muitas vezes, pelo excesso de exercícios ou pela execução dos mesmos de maneira incorreta.

Segundo a médica fisiatra, Dra. Pérola Grinberg Plapler, a doença pode ter três causas principais. Uma delas é o envelhecimento. “As pessoas, quando envelhecem, tem o envelhecimento da cartilagem, causando a doença”, explica. Além disso, a artrose pode ocorrer em função de traumas que a pessoa tenha sofrido ou como consequência da obesidade. Neste caso, pode ser decorrente da sobrecarga sofrida pelas articulações ou pelo acúmulo de gordura, principalmente abdominal, que lança na circulação substancias ácidas que causam a doença.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) comprovou que o problema está na quarta posição entre as anomalias responsáveis pela perda da qualidade de vida das pessoas, pois provoca dores fortes e limita os movimentos. “Ela afeta principalmente o joelho e o quadril, então as pessoas que tem a doença acabam ficando mais dependentes para realizar as atividades”, explica Pérola.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 7% da população possui artrose. De acordo com a Dra. Pérola Grinberg, em geral a doença afeta as pessoas acima de 50 anos, mas está sendo cada vez mais vista em pessoas jovens. “Nos jovens tem aparecido com mais frequencia por causa das atividades físicas e esportivas, que são feitas com uma intensidade muito grande e às vezes de forma errada”, afirma Pérola. “Uma das melhores maneiras de prevenir é fazer exercícios de forma correta e ter um peso adequado”, complementa.
A médica informou ainda que o uso de alguns medicamentos e suplementos alimentares – como as proteínas, que ajudam a formar mais cartilagem e retardar o envelhecimento da mesma – contribui para evitar e controlar a artrose.

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: