Astrofísica colaboradora da Nasa realiza palestra na UFJF na próxima terça

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe na próxima terça-feira, 23, a visita da astrofísica brasileira Duilia de Mello, pesquisadora do Goddard Space Flight Center, da Nasa, e vice-reitora da Universidade Católica de Washington, nos Estados Unidos (EUA). A astrônoma, responsável pela descoberta da Supernova 1997D e das Bolhas Azuis, vem à UFJF para visitar o novo Centro de Ciências e ministrar a palestra “Vivendo com as Estrelas”. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece às 15h, no Auditório 2 do Prédio Engenheiro Itamar Franco, da Faculdade de Engenharia.

Com centenas de artigos científicos publicados, a “mulher das estrelas”, como ficou conhecida, tem uma preocupação especial com a comunicação com público, incentivando que cientistas experientes facilitem a linguagem na hora de divulgar suas descobertas. Para ela, isso motiva jovens estudantes a seguirem carreiras correlatas na academia, propagando cada vez mais o conhecimento.

Como forma estimular as crianças e os jovens a descobrirem os seus talentos e utilizá-los em suas escolhas profissionais, Duilia fundou a Associação Mulher das Estrelas, organização que se concentra em esclarecer a importância das áreas de áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). O objetivo da associação é promover a ciência como carreira concreta e palpável para todos, educar a população sobre a importância das áreas de STEM para o avanço da sociedade e incentivar as famílias a apoiarem os jovens na busca pelo talento científico. Por meio de visitas às escolas e palestras, Duilia propaga sua mensagem para o público.

A experiência com esses encontros e com blog “Mulher das Estrelas” rendeu o livro “Vivendo com as estrelas”, no qual a astrofísica conta a história de sua trajetória profissional desde a adolescência, quando surgiu o sonho de ser astrônoma. Na publicação, a cientista fala do cotidiano de um astrônomo e revela os bastidores do trabalho dos astronautas nas missões espaciais.

Em outro livro da pesquisadora, “As aventuras de Pedro, uma pedra espacial”, voltado ao público infantil, o personagem Pedro ensina as crianças sobre ciências e diversidades por meio de um bate-papo com meteoritos e pedras terrestres animadas. A publicação está disponível gratuitamente na internet.

SOBRE A PALESTRA

Em sua palestra “Vivendo com as Estrelas”, Duilia de Mello conta a história de sua carreira como astrônoma e pesquisadora na Nasa, relatando as experiências, dilemas e indecisões vividas desde o dia em que escolheu fazer astronomia. A cientista fala sobre o que tem feito nesses mais de 20 anos de carreira, contando detalhes sobre as histórias de suas descobertas — como a Supernova 1997D e as Bolhas Azuis — e as emoções que sentiu ao chegar, pela primeira vez, no instituto do telescópio espacial Hubble, da Nasa.

Duilia também apresenta o legado do telescópio espacial Hubble, relatando suas descobertas feitas através dele ao longo do tempo. Além disso, conta sobre o descobrimento da maior galáxia espiral do universo, cinco vezes maior que a Via Láctea e localizada 212 milhões de anos-luz da Terra.

Fonte: Assessoria

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: