Bombeiros orientam sobre procedimentos em caso de acidentes com fogo

Devido ao Dia Municipal de Conscientização de Acidentes com Queimaduras com Crianças e Adolescentes, militares do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros realizaram nessa terça-feira, 6, no Parque Halfeld, uma ação para a demonstração e conscientização de acidentes domésticos com fogo.

No local, os bombeiros entregaram panfletos contendo informações sobre como proceder em caso de incêndios domésticos, realizando uma demonstração com uma panela em chamas orientando sobre como agir diante dessa situação. Na simulação foram apresentadas duas formas corretas: abafar o fogo com a tampa da panela ou com um pano úmido; e uma incorreta: jogar água na panela. Segundo o que foi esclarecido pela equipe, a ação é ineficaz pois, ao jogar água contra as chamas, o fogo toma uma proporção muito grande, podendo provocar um incêndio ou queimaduras.

A tenente Priscila Adonay, assessora de comunicação do Corpo de Bombeiros, ressaltou que de mil ocorrências atendidas pelos bombeiros no ano de 2016, 200 foram de acidentes com fogo doméstico. Por isso, a ação teve como objetivo conscientizar as pessoas, principalmente crianças e adolescentes. “Esse dia foi direcionado para dar um enfoque à prevenção de acidentes com fogo com o objetivo de levar conhecimento sobre as providências corretas nesse caso [de panelas em chama]. Esses acidentes acontecem com certa rotina”, destacou a militar, enfatizando que o procedimento correto nesse caso é que a pessoa, ao perceber um vazamento, desligue a válvula do gás, seja ele encanado ou não.

A professora Maria Aparecida dos Santos acompanhou a ação e opinou sobre a iniciativa dos militares. “Já presenciei simulações semelhantes a esta. Elas são de grande importância. Quando as pessoas recebem esse tipo de orientação, têm condições de impedir que ocorram maiores problemas”, comentou.

PRIMEIROS SOCORROS

Em caso de acidentes com fogo a tenente falou sobre as duas orientações de primeiros socorros. “Se a pessoa tiver com o corpo em chamas o correto é envolvê-la em um cobertor para que o fogo seja abafado e apagado e se a pessoa estiver com queimadura, deve lavar com água fria o local da queimadura e entrar em contato com a emergência para que a pessoa ,se necessário, possa ser encaminhada para o hospital”.

Para os acidentes domésticos, a orientação é que o Corpo de Bombeiros seja acionado pelo 193. É necessário relatar o problema para o atendente de maneira que ele possa recomendar procedimentos emergenciais por telefone, que podem ser realizados pelo próprio morador e solicitar, caso necessário, a ida dos militares ao local do acidente.

CRIANÇAS NA COZINHA

A tenente ainda ressaltou que os pais devem orientar as crianças a não mexerem nas panelas que estiverem no fogo e que os responsáveis devem deixar o cabo da panela virado para dentro do fogão para evitar que os filhos puxem os utensílios e acabem se queimando.

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: