Câmara e representantes das escolas definem as cinco instituições participantes do Parlamento Jovem de Minas

A edição 2020 do Parlamento Jovem de Minas vai contar com a participação de cinco escolas de Juiz de Fora, com 15 alunos cada. As escolas participantes este ano são: Escola Estadual Henrique Burnier, Escola Estadual Governador Juscelino Kubistchek, Escola Estadual Antônio Carlos, Colégio dos Santos Anjos e Colégio Vianna Júnior. Eram três vagas para escolas públicas e duas vagas para escolas particulares, e estiveram presentes na reunião o número exato de interessados para cada categoria, dispensando o sorteio.

No início do mês de março, servidores e monitores da Câmara visitam as escolas para apresentar aos estudantes a dinâmica do Parlamento Jovem e, assim, despertar o interesse dos estudantes que posteriormente vão compor as listas de cada instituição participante. O processo de seleção dos alunos é feito de forma independente por cada escola, encerrando-se o prazo para essa definição no dia 09 de março. Em seguida, a cerimônia de instalação acontece dia 11 de março, às 14h, no Plenário da Câmara, com a participação de todos os estudantes e parceiros do programa.

Serão vários meses de atividades voltadas para formação política e de cidadania, começando com as oficinas semanais entre março e junho, quando os monitores visitam cada uma das cinco escolas em um dia da semana definido para cada instituição, passando o mesmo conteúdo a todos os participantes, em um encontro com cerca de uma hora de duração. O tema da edição 2020 será Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com os subtemas Mudanças Climáticas e Proteção da Biodiversidade; Práticas Sustentáveis e Desenvolvimento Econômico; e Recursos Hídricos e Saneamento Básico.

O Parlamento Jovem cria a oportunidade para que estudantes do ensino médio das cidades mineiras conheçam melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. Os trabalhos são divididos em três etapas, municipal, regional e estadual, com atividades de discussão nas escolas sobre formação política, democracia e funções do Poder Legislativo. São parceiros a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o departamento de Ciências Sociais da UFJF, a Câmara de Juiz de Fora, as escolas participantes, entre outros.

 

Fonte: Assessoria

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: