Câmara instala edição 2020 do Parlamento Jovem

A Câmara promoveu nessa quarta-feira, 11, a instalação do Parlamento Jovem (PJ) 2020. Durante a solenidade, estiveram presentes estudantes e professores das quatro escolas participantes. A vereadora e vice-presidente da Câmara, Ana Rossignoli (MDB), presidiu a solenidade e destacou a participação dos jovens como fundamental para a contribuição na melhoria das ações políticas. Outro aspecto ressaltado pela vereadora é o exercício de cidadania para a vivência das atividades legislativas com debates de temas imprescindíveis para o futuro do país. O coordenador do projeto, Sérgio Dutra, ressaltou o papel do Poder Legislativo na promoção da educação para a cidadania. Durante o evento, os alunos da E. E. Antônio Carlos, Camila Letícia e Vinícius Costa, recitaram um poema, e Pedro Casemiro tocou violão.

Com o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, o Parlamento Jovem se divide em três etapas. A primeira é a etapa Municipal, na qual ocorrem encontros semanais e oficinas nas escolas, e também o encontro com outros alunos de Juiz de Fora. A segunda etapa, conhecida como Regional, será o encontro com alunos das cidades que compõem o pólo da Zona da Mata e, nesse encontro, os jovens farão dinâmicas para discutir qual lei irá para a terceira etapa, a Estadual, em que dois estudantes serão escolhidos para representarem o pólo da Zona da Mata em Belo Horizonte.

O Parlamento é separado em pólos e o de Juiz de Fora é o Zona da Mata II, juntamente com as cidades de Lima Duarte e Santos Dumont. As Plenárias Municipal e Regional acontecem, respectivamente, em 15 de junho e 12 de agosto, na Câmara Municipal de Juiz de Fora. Já a Plenária Estadual acontece na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, nos dias 15, 17 e 18 de setembro.

Atualmente são quatro escolas envolvidas no projeto, sendo cada uma com um grupo médio de 15 alunos. As escolas participantes este ano são: Escola Estadual Henrique Burnier, Escola Estadual Governador Juscelino Kubistchek, Escola Estadual Antônio Carlos e Colégio dos Santos Anjos. O Parlamento Jovem cria a oportunidade para que estudantes do ensino médio das cidades mineiras conheçam melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e no estadual. São parceiros a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o departamento de Ciências Sociais da UFJF, a Câmara de Juiz de Fora, as escolas participantes, entre outros.

 

Fonte: Assessoria

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Pesquisar