Comenda “Jonicy de Barros Ramos” homenageia servidores no “Dia da Consciência Negra”

A quarta edição da Comenda “Jonicy de Barros Ramos” celebrou o “Dia da Consciência Negra” em Juiz de Fora. Promovida pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a solenidade condecorou servidores envolvidos na defesa pela igualdade racial e na promoção da cidadania.

Em seu discurso, o secretário de Transporte e Trânsito, Rodrigo Tortoriello, destacou a expectativa de resultados grandiosos na mudança de postura em relação às questões raciais. Rodrigo afirmou que o objetivo da comenda, além de contribuir para a diminuição das diferenças históricas e da disparidade entre as raças, é o de transmitir valores como respeito e amor ao próximo.

Foram homenageados 18 servidores de diversas secretarias da PJF, com destaque na promoção da diversidade racial. Além da comenda, cada servidor recebeu uma boneca “Abayomi”, símbolo da resistência negra. De acordo com a lenda, em meio aos navios de tráfico de escravos, as mães negras rasgavam pedaços de tecido de suas saias e confeccionavam as bonecas para divertir os seus filhos. O termo “Abayomi” significa “encontro precioso”, em iorubá, etnia africana.

Dentre os homenageados neste ano estava o sobrinho de Jonicy, Luiz Augusto de Oliveira Ramos. O servidor da Secretaria de Governo se disse honrado: “Prestigiei a homenagem ao meu tio na edição do ano passado e nesse ano tenho a honra de estar aqui, recebendo a comenda.”

Jonicy de Barros Ramos

Nasceu em Muriaé. Foi professor e engenheiro civil, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e urbanista, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em pavimentação rodoviária no Instituto de Pesquisas Rodoviárias do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER). Foi chefe do Departamento de Trânsito da Settra, secretaria que mantém biblioteca com seu nome.


 Fonte: Assessoria 

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: