Comissão de Defesa dos Idosos visita e homenageia centenários

No dia 9 deste mês, a Câmara Municipal, por meio da Comissão de Defesa dos Idosos, homenageou 25 centenários de Juiz de Fora. Por algumas dificuldades, dez centenários não puderam estar presentes ao evento para receber a condecoração. Por iniciativa da Comissão, surgiu a decisão de ir até estes idosos e homenageá-los pessoalmente. Parte dos homenageados foi visitada na sexta-feira, 19, e outra parte ainda receberá a Comissão na próxima sexta, 26.

Entre casas de acolhimento à terceira idade e lares próprios, os vereadores, Ana Rossignoli (Ana do Padre Frederico/PMDB), presidente da Comissão, Kennedy Ribeiro (PMDB) e João Coteca (PR) fizeram a visita a cinco idosos. Os parlamentares ouviram histórias marcantes, recitação de poema e ouvirem música cantada pela centenária Maria José de Jesus.

A surpresa tomou conta da primeira idosa Joana Luiz, de 101 anos, ao receber a visita da equipe da Câmara. “Uma homenagem que eu jamais esperava, apareceu de repente. Eu só tenho que agradecer a todos pela lembrança”, disse Joana. Prestes a completar um século de vida, a aposentada Célia Couto Teixeira deu uma dica para os jovens de hoje. “É preciso saber caminhar com amor. Porque a vida não é para os fracos, é preciso vencer cada etapa com fé e esperança.”

Naturalmente, o sedentarismo atinge a faixa etária dos idosos rapidamente, mas de acordo com José Lopes Filho, de 100 anos, se o corpo não responde muito bem, é preciso investir e realizar tarefas para exercitar os neurônios. Para isso, José Lopes, diariamente, utiliza seu facebook e twitter para se conectar com a atualidade.

A última homenageada do dia e a mais velha, com 102 anos, Rita Pinto, tem um segredo que atravessa gerações de sua família: uma dose de vinho no horário do almoço. “Vinho tem um bom gosto. É uma tradição que vem dos meus pais e da minha avó.”

A presidente ficou surpresa pelo o que presenciou na tarde de sexta. “A cada idoso que a gente visitou, vimos que eles estavam lúcidos e com uma qualidade de vida espetacular, além de ter visto que estão com saúde.” Os idosos declararam que a fé e uma boa alimentação é uma ótima receita para uma boa longevidade.

Fonte: Assessoria

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: