Comunidades de Juiz de Fora comemoram o Dia de Santa Clara

A Igreja Católica comemora, nessa sexta-feira, 11, o Dia de Santa Clara, responsável pela criação das Clarissas, ordem contemplativa e feminina da Família Franciscana. A santa, que ainda é considerada a patrona da televisão e de seus profissionais, será homenageada em comunidades que recebem o seu nome na Arquidiocese de Juiz de Fora.

Segundo o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Padre Gil Condé da Silva, Santa Clara de Assis nasceu em 1194, na cidade italiana de Assis. De família rica, desde jovem tinha fama de ser muito religiosa. Quando tinha 18 anos, fugiu com uma amiga para encontrar São Francisco na capela de Santa Maria dos Anjos, onde nasceu a ordem dos franciscanos e de Santa Clara. Nesse local, ela fez os primeiros votos de pobreza e entrou para o convento.

O título de padroeira da televisão foi proclamado pelo Papa Pio XII, devido ao fato de que a Santa conseguiu assistir à uma missa, em seu quarto, pois estava doente e não conseguiu ir pessoalmente, e, segundo relatos, a missa foi projetada na parede do quarto, isso em uma época na qual não existia tecnologia. O fato foi confirmado por pessoas que estavam presentes na missa e confirmaram fatos citados pela religiosa.

De acordo com Silva, Clara tem uma grande importância para os fiéis, pois representa uma pessoa simples, que ajuda aos mais necessitados, ações que se assemelham muito às do Papa Francisco. “O mundo de hoje precisa de mais pessoas assim, para ajudar os mais pobres e mais necessitados”, afirma.

Para comemorar a data, a Capela Santa Clara, que fica na rua Maria Luiza Alves, 305, bairro Santa Paula, e pertence à Paróquia Divino Espírito Santo, celebrará uma missa às 9h. Das 10h às 12h e das 16h às 18h, os padres da paróquia estarão atendendo confissões. Às 15h será rezado o Terço da Misericórdia, seguido de missa, e, às 19h, a programação será encerrada com uma missa solene com procissão luminosa, celebrada pelo arcebispo Dom Gil Antônio Moreira.

A outra capela do município que recebe o nome da Santa fica na Rua Ivan Batista de Oliveira, 1115, no bairro Milho Branco, e pertence à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Será realizada uma carreata, que sairá da capela e percorrerá as ruas do bairro, seguida de uma celebração festiva em honra à padroeira. A festividade também contará com o funcionamento de barraquinhas.

Confira as programações completas

• Capela Santa Clara – Bairro Santa Paula (pertencente à Paróquia Divino Espírito Santo)
A capela fica na Rua Maria Luiza Alves, 305 – Santa Paula
Dia 11 de agosto – Sexta-feira – Dia de Santa Clara
9h – Missa
10h às 12h e 16h às 18h – Atendimento de confissões.
15h – Terço da Misericórdia seguido se missa.
19h – Missa solene com procissão luminosa e presença do arcebispo metropolitano.
*Levar vela para a procissão luminosa.

• Capela Santa Clara – Bairro Milho Branco (pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes)
A capela fica na Rua Ivan Batista de Oliveira, 1115 – Milho Branco
Dia 11 de agosto – Sexta-feira – Dia de Santa Clara
19h – Carreata saindo da capela e percorrendo as ruas do bairro. Logo após, celebração festiva em honra à padroeira.

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: