Comunidades juiz-foranas participam de exercício de evacuação de barragens

Neste sábado, 8, moradores das comunidades de Igrejinha e Vila São João Batista, de Juiz de Fora, vão participar de um exercício de evacuação de emergência com barragens promovido pela Nexa Resources, antiga Votorantim Metais, empresa responsável pela Barragem dos Peixes, atualmente inativa, e pela Barragem da Pedra. Conforme a empresa, o treinamento, chamado de pré-simulado, tem como objetivo preparar as comunidades do entorno da empresa e os agentes envolvidos para o simulado a ser realizado em outubro, como última etapa do Plano de Ações de Emergência.

A atividade é realizada em conjunto com a Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar, DNIT, Ministério Público do Estado de Minas Gerais e Prefeitura de Juiz de Fora. De acordo com a Nexa, nos últimos meses, foram promovidas reuniões de preparação com moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS), prefeitura, órgãos de defesa civil, equipe de segurança da barragem e empregados da empresa. Todos esses grupos serão envolvidos na ação, que será a primeira mobilização relacionada à prevenção no caso de emergência com barragens em Juiz de Fora

O exercício, com início previsto para as 9h, será feito em três etapas. As duas primeiras serão realizadas com as comunidades vizinhas. Ao ouvir os sinais sonoros e comandos de voz, os moradores estão instruídos para reunir suas famílias, se dirigirem ao ponto de encontro mais próximo e aguardar instruções dos responsáveis. Segundo a empresa, esta é uma oportunidade para que os moradores conheçam, na prática, os sinais sonoros, as rotas de fuga e os pontos de encontro seguros. A terceira etapa do exercício tem como objetivo avaliar a evacuação dos empregados da unidade. O resultado do treinamento será avaliado e servirá de subsídio para melhorias no planejamento do simulado de outubro e das ações preventivas de emergência.

 

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar