28 Congresso
Juiz de Fora e Região

Curso de Enfermagem do Centro Universitário Estácio organiza ação social no Outubro Rosa

Por: Diário Regional 17/10/2017 18:37

O curso de Enfermagem do Centro Universitário Estácio JF realiza, no dia 21 de outubro, exames preventivos de câncer de mama e câncer de colo uterino na unidade de saúde de Simão Pereira. De acordo com a professora da instituição, Ana Claudia Sierra, essas ações são muito importantes, pois o câncer de mama é o principal motivo de mortes entre as mulheres no Brasil, seguido pelo câncer de colo uterino. Ana Claudia ressalta a importância do acompanhamento em saúde. “A mamografia tem que ser feita a partir dos 50 anos de idade, em intervalo de dois em dois anos, caso não tenha nenhuma alteração”.

 

PROJETO DE EXTENSÃO ACADÊMICA

A prevenção do câncer é preocupação constante da professora Ana Cláudia. Tanto que ela também desenvolve com os alunos de Enfermagem, durante todo o ano, um projeto voltado para mulheres em cárcere privado. “Nós fazemos o preventivo ginecológico não só do câncer do colo de útero, mas também do câncer de mama nas mulheres em situação de prisão. É uma oportunidade para elas, nesse momento em que estão privadas de liberdade, poderem fazer também um autocuidado”, explica a professora.

De acordo com Ana, esse é um grupo muito vulnerável, uma vez que muitas dessas mulheres fumam e são obesas. “A obesidade, o tabagismo e o sedentarismo são fatores de risco importantes relacionados ao câncer”, argumenta. Os alunos do Centro Universitário Estácio JF visitam a Penitenciária Professor Ariosvaldo Campos Pires toda segunda-feira, na parte da manhã, como parte da disciplina Saúde da Mulher. Já os alunos do projeto de extensão realizam a visita sempre na última quinta-feira de cada mês.

 

Fonte: Assessoria

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: