Departamento DST/Aids registra aumento na realização de testes rápidos

O número de pacientes testados para o HIV entre os dias 5 e 23 de fevereiro último, 516 pessoas, foi 14% maior que o registrado em igual período do ano passado, 453. Segundo dados do Departamento DST/Aids da Secretaria de Saúde (SS) os dados refletem trabalho realizado durante o carnaval. “O ideal é que ninguém se exponha ao risco, mas, quando se veem nesta situação, é fundamental que procurem o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) para fazerem os exames e começarem o tratamento o quanto antes”, pondera o gerente do departamento, Oswaldo Júnior. Em janeiro deste ano, 347 pacientes haviam procurado o serviço para a testagem.

A média de casos positivos para o HIV verificados no departamento tem sido de um por dia. Desses 516 pacientes atendidos em fevereiro, 31 tiveram resultado positivo, totalizando, desde o início de 2018, 55 novos casos da doença.

Oswaldo explica que a orientação do Ministério da Saúde (MS) tem sido promover a ampliação desses testes e a divulgação das medidas preventivas, já que, quanto mais pessoas souberem que têm o vírus, mais rapidamente iniciarão o tratamento, evitando a transmissão.

Durante o carnaval, o departamento trabalhou com a distribuição de preservativos, panfletos e orientações em pontos estratégicos da cidade. O uso de camisinha continua sendo a melhor forma de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Essas DSTs são, na maioria das vezes, transmitidas por sexo vaginal, anal e oral. A maior parte dessas doenças tende a disseminar-se muito rápido, devido à sua natureza assintomática. Muitas pessoas não sabem que se contaminaram e isso faz com que tenham sexo desprotegido.

Os interessados em realizar os testes ou receber informações sobre as doenças podem procurar o Departamento DST/Aids, localizado na Avenida dos Andradas, nº 523, Morro da Glória. O telefone do CTA é 3690-7505.

 

Fonte: Assessoria

 

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar