Dia de São Roque é comemorado nesse final de semana em Juiz de Fora

A Igreja Católica comemora, no próximo dia 16, o dia de São Roque. Para celebrar a data, a Capela que leva o nome do santo, fundada em 1902 por uma colônia de italianos e localizada na Avenida dos Andradas, nº383, sedia uma festa em comemoração ao seu padroeiro, entre os dias 3 e 6 de agosto.

O tema das atividades deste ano na comunidade, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Glória, será “Com São Roque, fortalecidos no seguimento de Jesus”. A festa foi antecipada por conta da proximidade com as comemorações da padroeira da paróquia, celebrada no dia 15.

Segundo o pároco da Igreja da Glória, padre Sérgio Luiz e Silva, São Roque viveu em uma cidade ao Sul da França e era filho de uma família de muitas posses, mas quis ser peregrino. Com a morte de seus pais, deixou seus bens para um tio administrar e foi para Roma. Ele ficou na região da Toscana, na Itália, cuidando dos enfermos contaminados pela peste negra, doença que acabou contraindo. Para não contaminar mais pessoas, São Roque se retirou para uma cabana em um bosque e um cão levava o pão para ele todos os dias. Devido a esses fatos, o santo é considerado intercessor dos enfermos e dos animais, junto com São Francisco de Assis.

Na quinta-feira, 3, primeiro dia do tríduo, que são três dias de celebração e oração, haverá, às 18h, uma adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida de missa, às 19h, com bênção das velas, representando a fé e renovação das promessas batismais.
No dia seguinte, haverá Hora Santa Vocacional e celebração com bênção da saúde e em memória dos falecidos, representando a esperança. As atividades serão realizadas nos mesmos horários do dia anterior.

No sábado, 5, haverá benção para os animais de estimação às 15h e, às 18h, Santa Missa com bênção dos pães, representando a caridade. “É muito importante que as pessoas tentem ir aos três dias de celebração. Para participar, elas não precisam levar nada. Todos os matérias serão distribuídos na hora. É só ir de coração aberto”, informa Silva.

O último dia de festividades será dedicado a São Roque. Às 9h, uma procissão sairá da Capela e percorrerá ruas próximas, retornando à igreja para celebração da Missa Solene.
Em todos os dias da programação, a partir das 17h, haverá funcionamento de barraquinhas no Largo São Roque. No domingo, as barracas funcionarão a partir das 7h30, com café da manhã, e após a celebração festiva. Todo o dinheiro arrecadado com a festa será revertido para as obras de reforma da igreja, através da campanha “Capela São Roque: eu cuido”.

 

Confira a programação completa da festa:

De 3 a 5 de agosto – Tríduo

Dia 3 de agosto – Quinta-feira
São Roque e a virtude da fé
18h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
19h – Missa, bênção das velas e renovação das promessas batismais

Dia 4 de agosto – Sexta-feira
São Roque e a virtude da esperança
18h – Hora Santa Vocacional
19h – Missa com bênção da saúde e memória dos falecidos

Dia 5 de agosto – Sábado
São Roque e a virtude da Caridade
15h – Bênção dos animais de estimação
18h – Missão e bênção dos pães

Dia 6 de agosto – Domingo
Celebrando São Roque
9h – Procissão saindo da Capela São Roque, passando pela Avenida dos Andradas, Rua Barão de Cataguases, Rua João Pinheiro e Rua Paula Lima, voltando à Capela São Roque, onde haverá Missa Solene.

*De quinta (3) a sábado (5), funcionamento das barraquinhas no Largo São Roque a partir das 17h. No domingo (6), café da manhã a partir das 7h30 e após a Missa Solene.

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: