Especialista reforça importância da amizade para o desenvolvimento social

Nesta quinta-feira, 20, comemora-se o “Dia do Amigo”. É aí que entra aquele velho bordão, “quem te amigo, tem tudo”. Em tempos de tantos conflitos, desfrutar de uma verdadeira e sincera amizade tem ficado cada vez mais difícil. A amizade, na vida das pessoas, é algo tão importante quanto as necessidades básicas do ser humano, como comer e beber.

De acordo com a psicóloga Elisangela Pereira, especialista em Terapia Comportamental Cognitiva (TCC), ter alguém para rir, se divertir, compartilhar os momentos de alegria e os sentimentos de tristeza e dor é fundamental na vida do ser humano. “Faz muito bem para a saúde psicoemocional e para a personalidade da pessoa”, destacou.

Ela reforça que a amizade pode auxiliar na superação de traumas. “Não quer dizer que a pessoa de confiança vai resolver o problema. No entanto, ter alguém pronto para motivar, apoiar e oferecer suporte diminui a sensação de solidão, o que é muito significante e ajuda na recuperação”, lembrou.

Elisangela comentou, também, sobre as dificuldades que algumas pessoas apresentam para conseguir fazer amizades, se socializar nos ambientes. Ela acrescenta que existem várias ferramentas que auxiliam no processo de socialização da pessoa, e que é muito importante procurar ajuda de um profissional. “A psicoterapia pode ajudar muito as pessoas. Através dela levamos o paciente a analisar de uma forma mais profunda o motivo que ele tem dificuldades em se aproximar das outras pessoas. É muito importante procurar ajuda, pois o conhecimento de novas pessoas é muito saudável e fomenta os laços de amizade”, finalizou.

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: