28 Congresso
Juiz de Fora e Região

Expansão de coleta seletiva contempla 24 novos bairros

Por: Diário Regional 10/04/2018 17:37

Desde segunda-feira, 9, 24 novos bairros estão inseridos no projeto de expansão da coleta seletiva, realizado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb). A estimativa é de que quatro toneladas de material reciclável sejam recolhidas por dia, uma a mais que anteriormente. Para estimular a participação da comunidade, foram incluídas campanhas educativas e informativas nas áreas em que o atendimento foi ampliado. “Fizemos redistribuição das rotas existentes, através de levantamento detalhado, crescendo de 50% para 62% a área de atendimento. O objetivo é permanecer ampliando e atingir 100% da cidade. A principal consequência é diminuir o desperdício”, explicou o diretor-geral do Demlurb, Jefferson Rodrigues.

Para a viabilizar o projeto, três pontos de recolhimento e um bairro tiveram alteração de rota. Os condomínios Porto do Sol, Tiguera e Novo Gramado, onde a coleta era realizada às quartas-feiras, agora será às sextas. No Bairro Jardim de Alá, a mudança ocorreu de sexta para quarta-feira. Os horários permanecem os mesmos, sempre a partir das 8h. Anteriormente, o Demlurb realizava a coleta seletiva em 69 bairros e 34 pontos específicos de recolhimento, como condomínios e instituições de ensino. “Embora exista o trabalho de divulgação e conscientização, a coleta seletiva somente funciona, efetivamente, com a participação da comunidade. Pedimos que os moradores coloquem o material na rua no dia do recolhimento”, esclareceu a técnica ambiental do Demlurb, Rosilene Lopes.

Os materiais devem ser acondicionados corretamente. O lixo seco não deve ser misturado com o orgânico. Esses cuidados garantem a comercialização. Materiais contaminados não podem ser reciclados.

 

RELEVÂNCIA SOCIAL

Além de ser ação de preservação ambiental, a reciclagem de materiais representa atividade econômica e de relevância social. A profissão de catador de material reciclável é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Todo o material recolhido pelo Demlurb, através da coleta seletiva é direcionado à Associação Municipal dos Catadores de Materiais Recicláveis e Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf), que passa a ser responsável por sua triagem e comercialização dos mesmos. O Demlurb também possui parcerias com outras associações e catadores independentes, auxiliando em dificuldades operacionais e promovendo ações de conscientização da comunidade nas áreas onde o recolhimento é realizado pelos próprios trabalhadores.

 

DEMLURB APOIA BOAS IDEIAS

Vinícius Ildefonso, 33 anos, iluminador, ao ver a situação precária de um casal de catadores, sentiu que precisava tomar atitude em relação à forma em que o lixo é descartado, sem separação: “Temos que ter interesse em solucionar o problema. Precisamos mudar nossos hábitos e ter determinação. Creio que a maioria tem consciência da necessidade dessa tarefa, mas esbarra na falta de algumas condições.” Determinado em fazer a diferença, ele inventou uma lixeira compacta, com divisórias, para separar o lixo de maneira correta. “A lixeira ideal para os lares é também ferramenta educacional, que gera o hábito de separar o descarte em qualquer lugar, tornando mais fácil limpá-lo e separar com eficiência em casa do que na rua. Dessa forma, vamos gerar grande volume de material selecionado, limpo e praticamente pronto para ser reciclado”, avaliou Vinicius.

Em Juiz de Fora são recolhidas 600 toneladas de lixo domiciliar por dia e três de material resultante da coleta seletiva.

NOVOS BAIRROS

Segunda-feira
Caiçaras, Av. Senhor dos Passos

Terça-feira
Santos Dumont
Novo Horizonte
Jardim da Serra
Dom Bosco, parte baixa

Quarta-feira
Ipiranga
Bela Aurora
Santa Efigênia

Quinta-feira
Alphaville
Bosque do Imperador
Marilândia
Nova Califórnia

Sexta-feira
Morada do Serro
Adolfo Vireque
Jardim Casa Blanca
Nossa Senhora de Fátima
Serro Azul

Sábado
Jardim Gaúcho
Cidade Nova
Vale Verde
Arco Íris
Sagrado Coração de Jesus
Previdenciários
São Geraldo

Fonte: Assessoria

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: