Anuncie
Juiz de Fora e Região

Facom inicia atividades do Encontro Regional de Comunicação

Por: Diário Regional 18/09/2017 20:37

As diversas atividades comemorativas e eventos internacionais que envolvem a Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram destaques da abertura do XV Encontro Regional de Comunicação (Erecom) na manhã desta segunda-feira, 18. O evento, que comemora 60 anos do curso de Jornalismo da UFJF e dez anos de criação do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM), acontece até a próxima quarta-feira, 20, nas dependências da Facom.

Na abertura, o reitor da UFJF, Marcus David, assumiu publicamente o compromisso e o empenho da Administração Superior em prol da implementação do Doutorado no Ppgcom. Ele destacou a importância do ano festivo dentro da Faculdade de Comunicação e frisou as dificuldades orçamentárias vivenciadas pelas Instituições Federais de Ensino Superior. “O que as Universidades precisam fazer diante desse cenário de crise é resistir a partir da atuação intensa, não aceitando o papel de redução de atividades. É se esforçar para fazer o que ela sempre fez cada vez mais, mesmo diante da dificuldade.”

A vice-diretora da Faculdade e uma das organizadoras do evento, professora Marise Pimentel Mendes, ressaltou que “a abertura foi muito importante, especialmente pela presença do reitor, o que demonstra a consciência da importância da comunicação para a Universidade, diante de comemorações significativas como os 60 anos do curso de jornalismo e dez de criação do PPGCOM. Além disso, pela nossa ida, em breve para o prédio novo da Faculdade de Comunicação e o compromisso com a inauguração.”

Neste ano, o Erecom é realizado conjuntamente com a quinta edição das Jornadas Internas do Programa de Pós-graduação em Comunicação, evento em que os alunos da pós-graduação apresentam o andamento de suas produções acadêmicas. De acordo com a coordenadora do curso de Rádio, TV e Internet, professora Érika Savernini Lopes, as Jornadas são “uma oportunidade interna de troca de ideias, de termos um quadro geral do programa de pós-graduação. Por serem abertas aos ouvintes, é uma forma de publicizar externamente as atividades produzidas no Programa”, ressalta.

Após a abertura, a mesa redonda composta por egressos do programa de pós-graduação discutiu a importância e as dificuldades no desenvolvimento de pesquisas em Comunicação. Na oportunidade, os ex-alunos relataram suas experiências e deram diversas dicas aos estudantes presentes.

Para a egressa e professora da Facom, Marise Baesso, “o fazer pesquisa é muito importante também para quem está no mercado, para refletirmos e sermos mais críticos com o que estamos produzindo todos os dias.” A professora Marise Mendes destacou que a mesa redonda com os egressos “foi importante para os alunos, no sentido de dar perspectivas sobre as oportunidades que eles têm ao longo do curso e como isso é fundamental para a formação.”

O XV Erecom e V Jornadas do Ppgcom acontecem até a próxima quarta-feira, 20. O evento conta com mesas-redondas, palestras com profissionais de diversos setores e apresentação de trabalhos da área ou que tenham interfaces com a comunicação. A programação completa pode ser acessada aqui.

 


 Fonte: Assessoria UFJF

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: