Franquia pode ser ótimo ou péssimo negócio

Todo empreendedor deseja abrir seu próprio negócio para alcançar grandes objetivos no mercado. Este investimento pode focar em diversas áreas e também através de franquias. A pergunta é: o que é uma franquia? De uma uma forma simples e resumida, é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso fornecida pelo proprietário de uma marca (franqueador) a um investidor (franqueado) para que ele possa replicar em diferentes locais um formato reconhecido e bem sucedido de exploração de mercado.

O modelo também pode ser classificado como uma espécie de clonagem de negócio. Ele proporciona que o serviço, o conceito e a imagem da marca sejam replicados em diferentes localidades, nas diversas unidades espalhadas pelas regiões de atuação.

Este negócio pode ser uma marca, um serviço, um produto ou até mesmo um conceito. As franquias abrangem diversos segmentos de mercado e têm como principal característica a padronização de processos e de produtos. Podem ter diversos formatos: físicas, quiosques, food trucks, containers e home-based.  

Toda franquia é denominada também de franchising, cujo  principal objetivo é fornecer aos franqueados oportunidades para obtenção de sucesso de forma rápida e segura. Para o proprietário da marca, ele oferece possibilidades de expansão. Ao permitir a entrega do mesmo serviço em distâncias internacionais, ele proporciona dimensões inimagináveis de crescimento.

Saiba mais sobre as definições de franquia e sobre seus riscos através do Programa Mesa de Debates no YouTube da TVE Juiz de Fora.

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Pesquisar