Funalfa promove projeto “O Patrimônio Cultural de Juiz de Fora de Portas Abertas”

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), está organizando o projeto “O Patrimônio Cultural de Juiz de Fora de Portas Abertas”, que é uma versão local da 6ª Jornada Mineira do Patrimônio, promovida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Minas Gerais (Iepha/MG).

Segundo o historiador da Divisão de Patrimônio Cultural (Dipac), Fabrício Fernandes, o objetivo é poder proporcionar à população conhecer construções históricas que normalmente não são abertas ao público. “Vamos mostrar a arquitetura desses locais para toda a população, principalmente para os universitários de Arquitetura, Turismo e História, para que eles conheçam, através das visitas, um pouco da história da nossa cidade”, afirma Fernandes.

O circuito contará com o Palacete “Frederico Ferreira Lage”, pertencente ao Exército Brasileiro e localizado ao lado do parque do Museu Mariano Procópio, que poderá ser visitado no dia 24, às 10h; com o “Castelinho da Ultrimagem”, localizado na avenida Rio Branco, 3.029, Centro , que receberá a visita no dia 29, às 10h40 e 16h40; com o Palacete “Caramuru” (sede do Colégio Cave), que fica na rua Floriano Peixoto, 847, esquina com Rua Tiradentes, Centro, e será visitado no dia 10, às 15h; com o Hotel Renascença, localizado na praça Dr. João Penido (da Estação), 22, Centro, e será visitado nos dias 14 e 15, às 15h, e com o “Castelinho dos Bracher”, que fica na rua Antônio Dias, 300, bairro Granbery e tem visita marcada para os dias 16, 18, 23, 25 e 30, à tarde, em horários a serem definidos.

No caso do “Castelinho dos Bracher”, a visita é parte da contrapartida do projeto de recuperação das esquadrias de madeira do imóvel, apresentado pelo Programa de Estudos e Revitalização da Memória Arquitetônica e Artística (Permear) e aprovado na Lei “Murilo Mendes” de Incentivo à Cultura.

Os interessados podem entrar em contato com a Funalfa pelo número 3690-7044 e agendar as visitas.

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: