Grávidas e lactantes poderão ter vaga reservada em estacionamento

A reserva de vaga de estacionamento para grávidas e lactantes está em trâmite na Câmara. O Projeto de Lei do vereador Nilton Militão (PTC) foi aprovado em primeira votação na reunião ordinária desta segunda-feira, 21. A proposta prevê que grávidas em todo o período gestacional e lactantes até o sexto mês do bebê tenham vaga assegurada em estacionamentos de shoppings, centros comerciais e hipermercados de Juiz de Fora. Ao todo serão destinadas 2% do total de vagas dos estacionamentos.

O vereador destaca que “as gestantes têm mobilidade reduzida. E não apenas nos meses finais da gravidez, mas também nos primeiros meses. Nos meses seguintes, o ganho de peso e o crescimento da barriga, geram grande sobrecarga na coluna vertebral e o sistema cardiorrespiratório, gerando desconforto e cansaço”.

Projeto de Lei em trâmite prevê que 2% do total de vagas nos estacionamentos sejam destinadas às grávidas e lactantes.
Foto: Divulgação

A propositura vai ao encontro dos textos legais já existentes a respeito da acessibilidade prioritária às gestantes como: nos transportes coletivos, caixa de bancos, caixa de supermercados, mas quando o assunto é estacionamento, as grávidas apesar de estarem em uma situação de desigualdade, com a mobilidade circunstancialmente reduzida, não tem preferência garantida por lei. O projeto de lei ainda precisa de mais duas aprovações para seguir sanção do Executivo.

Fonte: CMJF

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar