Guarda Municipal divulga balanço da “Ronda SUS”

Lançada há pouco mais de um mês, a “Ronda SUS” (Sistema Único de Saúde), implementada pela Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com a Secretaria de Saúde (SS), mostra efetivos resultados. Entre 20 de março e 30 de abril, as equipes da Guarda Municipal (GM) realizaram 297 rondas preventivas em 18 unidades de saúde do Município. O balanço engloba ações feitas de segunda a sexta-feira, em horário de atendimento destes serviços. Mas a Guarda ainda efetuou passagens pelas unidades nos fins de semana e nos períodos noturno e madrugada, quando não há funcionamento dos setores, a fim de garantir a segurança das instalações. A presença nestes locais, destaca -se pela manutenção das condições de normalidade, para que os profissionais da saúde possam desenvolver suas funções com tranquilidade, sobretudo neste período de pandemia de coronavírus.

A “Ronda SUS” é estratégia de cobertura preventiva, direcionada aos serviços de saúde. Consiste em levar o patrulhamento da Guarda Municipal a novas áreas do setor na cidade. Equipe móvel fica responsável por percorrer postos pré-definidos, durante seu turno de serviço. Esse modelo de ação amplia a abrangência da Guarda, otimizando o uso de recursos materiais e emprego do efetivo.

A linha de atuação comunitária da GM, com base na mediação para a solução de conflitos, soma-se assim, para o resultado positivo da ação. Desde o lançamento da Ronda, não houve registros de ocorrências que necessitassem encaminhamento à delegacia. As equipes chegaram a ser acionadas pelos serviços de saúde, deslocando-se em atendimento a casos pontuais. No entanto, em todas as situações, o problema foi resolvido pela via da conversação.

Para a comandante da Guarda Municipal, Emilce de Castro, a ação cumpre seu papel preventivo: “A presença da Guarda nos diferentes serviços de saúde previne a violência, à medida que protege servidores que estão ali para atender ao cidadão, garantindo que possam desempenhar suas funções. Nesse cenário, o cidadão também é protegido”, explicou. “As equipes fazem trabalho de aproximação e de orientação ao público. Isso tem sido essencial quanto à obrigatoriedade de uso de máscaras por parte da população”, acrescentou a comandante, em relação ao cumprimento das determinações municipais de enfrentamento ao coronavírus.

O projeto é parte integrante do Plano de Ação da Guarda Municipal, que se encontrava em estudo desde o último ano. Com a situação de emergência em saúde pública, declarada pela Prefeitura de Juiz de Fora (Decreto nº 13.894, de 18 de março de 2020), a implantação da “Ronda SUS” ratificou o reforço em segurança aos servidores da saúde no Município.

 

Fonte: Assessoria

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: