HPS e HU são as primeiras unidades de saúde com trabalho de descontaminação

Na manhã dessa quinta-feira (23), força-tarefa formada por profissionais do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Exército foi mobilizada para ação de descontaminação das áreas externas dos hospitais de Pronto Socorro (HPS) e Universitário (HU). As duas unidades foram as primeiras a receber o procedimento de higienização, que já vem sendo feito pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em pontos de ônibus, praças e centros de assistência social. Cerca de dois mil litros de hipoclorito de sódio foram gastos na limpeza destes locais.

No HPS, o trabalho foi realizado na entrada pela Avenida Rio Branco, passando por todo o estacionamento e descendo a rampa de acesso até a Rua Severino Meireles. No HU, a descontaminação foi feita na Rua Catulo Breviglieri, Bairro Santa Catarina, em frente ao hospital. O acesso de veículos e o passeio da Rua Engenheiro José Carlos de Morais Sarmento também foram limpos. Nas áreas mais delicadas, como corrimões, muretas, portais e basculantes foi usado jato direcionado, com bombas costais.

O subsecrertário de Defesa Civil, Jefferson Rodrigues, ressaltou o trabalho executor do Demlurb e a participação dos demais parceiros, onde cada um, em sua área, somou, para que a ação fosse operacionalizada: “Essa extensão surgiu como proposta, após curso dado pelo Exército, que envolveu toda a equipe. Então, diante do cenário de pandemia, executar o trabalho nas unidades hospitalares foi o caminho definido pela Prefeitura”.

A ação foi bem recebida pelos profissionais das unidades. “É importante essa medida, até para se manter a higienização e limpeza do hospital. A sensação que temos agora é de que o setor está limpo, com o frescor deixado pelo processo de lavagem do pátio e acessos”, enfatizou o coordenador de hotelaria do HPS, Marcelo Leite.

Por se tratar de descontaminação, cuja limpeza é feita com vista a tornar mais seguro o manuseio de objetos, equipamentos e locais, diminuindo o risco de contaminação, a medida cumpre o papel preventivo de redução aos riscos de contágio por coronavírus.

 

Fonte: Assessoria

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Pesquisar