Inscrições para o Pism 2020 terminam nesta segunda-feira

Terminam nesta segunda-feira, 26, as inscrições para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2020 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para se inscrever, o aluno deve cadastrar-se na Área do Candidato, informando o número do próprio CPF. Para a edição de 2020 serão oferecidas 2.303 vagas em 76 cursos dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Neste ano, a novidade é que as provas também vão ser aplicadas na cidade Petrópolis. Recebendo as avaliações pela primeira vez, Petrópolis se junta as cidade de Governador Valadares, Juiz de Fora, Muriaé e Volta Redonda (RJ) onde o exame também é realizado. As inscrições para o Vestibular de Música também terminam nesta segunda-feira.

Conforme a instituição, do número total de vagas, 1.903 vagas são para 66 cursos do campus-sede, em Juiz de Fora, e 400 vagas em dez cursos do campus avançado, em Governador Valadares. As inscrições para os módulos I (triênio 2019-2021), II (triênio 2018-2020) e III (triênio 2017-2019) devem ser feitas até às 18h do dia 26 de agosto, exclusivamente on-line, na página da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese). O candidato deve acessar o  site da Copese, realizar a inscrição no link indicado e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa de inscrição, no valor de R$ 120. O pagamento deve ser feito até às 20h do dia 27 de agosto, exclusivamente pelo Banco do Brasil.

As provas serão aplicadas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2019. Os portões serão fechados impreterivelmente às 13h, não sendo admitidos retardatários. O candidato deve permanecer no local de prova, pelo menos, durante uma hora e meia após o início. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada de provas. Ao final do exame, os candidatos poderão levar para casa o caderno de provas. De acordo com a UFJF, cada concorrente receberá um caderno de provas, com as questões a serem respondidas, e uma folha de respostas, em separado, com espaço para as questões de múltipla escolha e para as perguntas discursivas. A instituição alerta que os candidatos que possuem carteira de identidade infantil devem atualizar o documento para apresentação no momento da prova.

A UFJF ainda informa que nesta edição do Pism, os candidatos estão proibidos de entrar nos locais de prova com lápis. As provas devem ser feitas integralmente com caneta preta ou azul. A intenção é evitar que os candidatos façam parte da prova a lápis e não tenham as respostas corrigidas.

 

RESULTADOS DOS PEDIDOS DE ISENÇÃO

Na última terça-feira, 20, a Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) divulgou o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Pism 2020 e do Vestibular de Música. O candidato pode verificar se obteve a isenção na Área do Candidato.

Conforme a UFJF, foram 14.713 pedidos de isenção da taxa de inscrição. O número mostra aumento de 2.501 solicitações protocoladas, representando cerca de 20,5% de pedidos a mais em comparação ao ano anterior, quando 12.212 candidatos fizeram os requerimentos.

Para este ano, do total de pedidos de isenção ao Pism, 13.143 foram deferidos e 1.542 foram indeferidos. Não cabe recurso. Dos pedidos à isenção de taxa do Vestibular de Música, 14 foram deferidos e 14 indeferidos.

Os candidatos que tiveram seus pedidos deferidos já estão devidamente inscritos no processo seletivo. Estes candidatos devem apenas aguardar a emissão do comprovante definitivo de inscrição, a ser liberado na Área do Candidato a partir das 15h do dia 19 de novembro.

O candidato que teve seu pedido negado precisa gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU), na Área do Candidato, e pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 120 até o dia 27 de agosto, para que a inscrição no Pism seja deferida.

 

COMISSÃO AVALIARÁ AUTODECLARAÇÕES

Ainda de acordo com a UFJF, nesta edição, os candidatos que se inscreverem aos grupos para pessoas com deficiência e aos grupos para pessoas que se autodeclaram pretas, pardas ou indígenas passarão por uma banca de verificação de veracidade da autodeclaração. O procedimento é obrigatório para a efetivação da matrícula e a não confirmação da veracidade implica em perda da vaga. A medida será tomada para garantir que as vagas sejam destinadas somente às pessoas que têm direito às políticas afirmativas.

 

RESULTADOS

O resultado das notas das provas do último módulo do Pism será divulgado no dia 7 de janeiro de 2020. O resultado final, após a interposição e análise dos recursos, sai no dia 16 do mesmo mês. As notas das provas dos Módulos I e II serão divulgadas no dia 10 de março, sendo o resultado final publicado em 18 de março de 2020.

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar